A SAÚDE MENTAL NÃO TEM DE SER TABU! - MÊS DA PREVENÇÃO DO SUICÍDIO



Descobri a "minha" aos 17 anos...
Escondi de todos. Desisti de mim. 
Fui ajudada. Tratei quimicamente.

Pensei mesmo que era passageira.
Mas voltou... e voltou...
Tentei ignorar. Atribui culpas às circunstâncias, às inseguranças, às adversidades.
Habituei-me à suas idas e vindas, umas vezes mais suaves, outras nem por isso.

Só aos 36 anos recebi o diagnóstico.
Voltei a tratar quimicamente. (Ainda hoje o faço sem vergonhas...)

ACEITEI... INTEGREI...

Mas quis mais para mim. Quis conhecer-me melhor. Quis tirar a "depressão major" do comando da minha vida.

Hoje aceito-a, vivo com ela, aprendo com o que me diz.
Mas aprendo mais comigo mesma e com a ajuda da psicoterapia. 
E não vou desistir de mim por causa dela. Hoje sou eu que comando e escolho parar quando uma recaída se aproxima.

Queria ter tido esta consciência aos 17, mas pouco se falava nisso nos anos 90.
Hoje não há desculpas.
Hoje todos devemos falar sobre SAÚDE MENTAL com o mesma leveza com que falamos da saúde física.
Somos um só corpo.

Deem importância, por favor! A vocês mesmos e aos outros.
Não ignorem. Não fujam. Não tenham vergonha.
A dor mental não se vê, mas sente-se e também mata... às vezes lentamente!


Deixo-te o link da psicoterapeuta ANA DURÃO e o número da VOZ AMIGA
Por favor, se precisares de ajuda, de falar, de perceber... não hesites, clica nos links!
Eu conheço a depressão há 28 anos. Se precisas, estarei AQUI: lunamarisa91@gmail.com.


Outras publicações sobre a DEPRESSÃO:

Comentários

Booking.com