USAR ROUPA EM 2.ª MÃO - REUTILIZAR ESTÁ NA MODA

Não tenho qualquer problema em dizer que gosto e compro roupa em segunda mão. Sempre gostei de aproveitar roupa que me davam... Gosto da sensação de experimentar, de me olhar ao espelho e de perceber que fica bem em mim. (Qual isso acontece!) Curiosamente, ou talvez não, não gosto de ir às compras e, muito menos, de experimentar. (Já para não falar de fugir assim que chegam "zumbies" a perguntar o que queremos!) No entanto, no conforto do lar, parece-me outra coisa. (Virá daqui o gosto pela Lookiero)?

Acredito que, quando estamos a reutilizar roupa, não só poupamos dinheiro como também estamos a contribuir para um ambiente mais saudável. Não, não são desculpas. Reutilizar roupas (e ensinar os nossos filhos a fazê-lo!) é mesmo uma atitude sustentável, já que:

- Reutilizar peças de roupa reduz o impacto ambiental gerado pelo consumo de energia e pelo uso de recursos naturais (extraídos, refinados, processados e transportados), aliviando os processos de poluição;

- Quanto maior for o ciclo de vida de uma peça de roupa, menor será a emissão de carbono (1 peça de roupa usada menos de 5 vezes e deitada no lixo após um mês emite mais 400% de carbono do que 1 usada 50 vezes e mantida por 1 ano - dados HBS);

- A indústria da moda é uma das que mais consome matéria-prima, pois além dos materiais usam também toneladas de água, alguns produtos químicos e muita energia;

- Para quem vende é uma forma de ganhar algum dinheiro com roupa que não usará mais.


Há já alguns anos que adquiro algumas peças em 2.ª mão para toda a família.

Quando os meus filhos eram pequenos, comprava peças para o ano seguinte (muitas vezes por menos de 3€ cada), escolhendo tamanhos maiores e adequados às estações do ano. Quando era preciso, já tinha várias peças e apenas comprava o que faltava para o dia a dia e algumas para estrear em saídas mais importantes. Também aceitava peças que me davam. Claro que escolhia bem, para não ter um aspeto gasto, mas sei que poupei imenso dinheiro e os meus filhos andaram sempre bem arranjados.

Eles agora ainda gostam e têm tendência a procurá-las sozinhos. Ele gosta de peças vintage, mesmo antigas e não emitações. Os anos 90 são uma inspiração e não há como aproveitar calças de marca, não usadas atualmente, mas que combinam com o seu estilo peculiar. Ela também não segue totalmente os "padrões" das raparigas da sua idade, gostando de juntar estilos diferentes, de reaproveitar e dar novo ar a peças já usadas. As suas calças preferidas foram compradas por mim por pouquíssimos euros ou dadas por uma prima.

Eu também gosto de reutilizar roupas, sapatos e acessórios e, como sou muito prática, combino e compro quase sempre peças básicas. Tenho também comprado vestidos e saias que adoro, que não encontraria em lojas que vejo nos centros comerciais ou que me iriam custar fortunas (que não posso pagar, mas que também não pagaria, mesmo que pudesse!) 

Gosto de participar em leilões em grupos no Facebook, de pesquisar e comprar através do OLX, de ir a feiras e mercadinhos e de descobrir sites de compra e venda de roupa em 2.ª mão. Vejo tamanhos e peço medidas, comparo modelos com os que já tenho e arrisco. Não me tenho dado mal!!

Há pouco tempo, descobri alguns sites que me deixaram curiosa e que, cá em casa, estamos a explorar mais atentamente. Deixo-vos os links para darem uma espreitadela.

SITES DE ROUPA EM 2.ª MÃO:

- Roupeiro

- MyCloma

- Slowcloset

- Retry

- Beyond Retro

Arizona Vintage


Comentários

Booking.com