NAS PROVAS DE AFERIÇÃO DE 2.ºANO...

Este ano fui selecionada para classificar as provas de aferição de 2.º ano, nas áreas de Português e Estudo do Meio. Por isso, tenho em casa, como bónus de final de ano letivo, 43 provas para me "entreter".
As que me sairam na roleta são de 2 escolas diferentes (não sei de quais, obviamente...).

Muito se tem falado sobre estas provas (mesmo assim, menos do que se deveria!) e sobre o seu grau de dificuldade. Pessoalmente, acho-as demasiado difíceis.

Gosto da estrutura, da forma como estão organizadas. Disso gosto. Também me agrada a integração das duas áreas. Por mim, a ter mesmo de existir esta prova, até abrangeria logo também a matemática.

Não gosto da dificuldade dos textos, nem das questões que exigem um nível de maturidade e abstração que não é normal em crianças de 7/8 anos. Exigem que os nossos miúdos, que só iniciaram a aprendizagem do difícil código da leitura há uns 20 meses, compreendam informações implícitas nos textos para responder a perguntas de inferição...

Ora bem, gostando ou não das ditas cujas, estou com elas nas mãos há várias horas e é impossível não tirar algumas conclusões à medida que preencho a tabela das classificações.

Deixo-vos o exemplo de uma pequena parte da prova..
Deixo-vos o texto e duas das questões alusivas.
Escolhi-as propositadamente: em 43 alunos, apenas um acertou da primeira e nenhum acertou na segunda.
Tirem as vossas próprias conclusões e contem-me tudo!!







Estes exemplos que apresento, para mim, são ilustrativo do que já aqui escrevi.
O que estamos a querer aferir ou avaliar?
Virá a dificuldade encontrada e os péssimos resultados nestas questões trazer-nos alguma novidade em relação às capacidades cognitivas das crianças de 7/8 anos, com as quais trabalhamos todos os dias, 25 horas por semana?

Comentários

  1. Também corrigi as 43 de português e estudo do meio e subscrevo o teu post. O último então é de bradar aos céus. Enfim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E para que será isto????

      P.S. Bora juntas entregar as provas dia 2?

      Eliminar

Enviar um comentário

Booking.com