"A BIRRA DO MORTO"

Há já alguns anos que acompanho peças de teatro levadas a cena pelo APPACDM.
Normalmente vou com as minhas turmas, não só por ser sempre um bom momento cultural, mas também porque acredito que é no conhecimento, na relação e na valorização que se aprende a respeitar a diferença. E as crianças precisam de perceber que todos conseguimos realizar os nossos sonhos e objetivos, desde que sejamos capazes de lutar por eles, independentemente das dificuldades de cada um.
As peças das escolas do APPACDM são exemplos vivos disso e os grupos desta instituição têm conseguido espetáculos de grande qualidade.
Um exemplo disso é a peça "A Birra do Morto", que esteve em cena no dia 10 deste mês, quinta-feira, no Cinema Charlot - Auditório Municipal de Setúbal.

Escrita por Vicente Sanches, a peça foi adaptada por Tânia Alexandre e interpretada por 12 atores (10 utentes da instituição com o apoio de 2 técnicos que com eles trabalharam).
A história é simples, mas muito divertida. É carregadinha de piadas e trocadilhos que causam bom humor e despertam o que há de melhor em nós. Eu ri do início ao fim e fiquei com vontade de ver mais e mais.
A ação passa-se num velório, onde alguns familiares e amigos do morto esperam o seu corpo para a última homenagem.
No entanto, o morto não quer ser enterrado e começa logo por recusar vestir o tradicional fato escuro, apresentando-se perante todos em "trajes menores".
A partir desta primeira "birra" muitas outras se seguem e é preciso que chegue uma figura de autoridade para que o velório continue e mais normalmente possível.

Eu gostei bastante tanto da peça como da interpretação dos atores.
Com poucos adereços e figurinos simples, a equipa do Teatro Puzzle conseguiu uma encantadora peça, cheia de animação e boa disposição. Peço uma grande salva de palmas para todos.

Imagens da peça em cena

 



No final da peça, com os atores

 Com a amiga Lia e a cunhada mãe, bem acompanhadas pelo "morto"



Esta peça esteve em cena inserida nas comemorações do Dia Mundial do Teatro, promovida pela Câmara Municipal de Setúbal.

Comentários

Booking.com