«OS RAPAZES DA MINHA VIDA», DE BEVERLY DONOFRIO

Procurando nas estantes um livro cuja personagem principal fosse um adolescente, para o desafio mensal do "Loirices e Morenices", dei de caras com uma obra do início dos anos 90, que por lá estava esquecida há já vários anos.

A imagem de Drew Barrymore na capa, ainda muito novinha, trouxe-me à memória os meus próprios anos de adolescente, quando os desafios surgem diariamente e tem dias em que a vida nos parece impossível e outros em que sentimos ter encontrado o arco-íris. Não me lembro de ter visto o filme protagonizado pela atriz e baseado no livro, mas não resisti a lê-lo.

O livro "Os rapazes da minha vida" conta-nos a vida de Bev dos 15 aos 35 anos, revelando-nos uma juventude rebelde e irreverente, incluindo a relação tempestuosa com a família próxima, em especial com o pai, polícia austero e exigente, o seu relacionamento e casamento com Raymond, do qual engravida quando ainda anda no liceu, as experiências com drogas, álcool e sexo, bem como muitas outras atitudes desafiadoras e inconsequentes.

Tendo como cenário uma pacata cidade do Estado de Connecticut, em plenos anos 60, a história é-nos contada na primeira pessoa, criando-se uma proximidade muito grande entre o leitor e a protagonista, que vemos crescer enquanto mulher e mãe e que aprendemos a admirar ao testemunharmos a luta pela realização dos seus sonhos. 

Acompanhamos também o crescimento de Jason, o seu filho não programado, gerado demasiado cedo, que vem dar um novo rumo à vida de Bev, exigindo dela maiores responsabilidades, mas também lhe ensinando sobre o amor e dando-lhe força e motivação na descoberta de um futuro melhor. 

Gostei bastante de ler este livro. A linguagem é simples e honesta, sem rodeios nem descrições pormenorizadas, apesar de transparecerem bem os anos 60-80, os diálogos são quase audíveis e muito reais, as situações bem contadas e visuais. É um livro acessível a várias idades, que nos ajuda a compreender um pouco como era a juventude naquela época, levando-nos a refletir sobre as semelhanças e diferenças com a dos dias de hoje. 

Não esperava sentir tanta comunhão com a protagonista, tendo o meu percurso de vida sido tão diferente, mas a verdade é que, durante muitos momentos da história, dei por mim a pensar na adolescência da minha mãe, que ficou grávida de mim aos 16 anos. O seu caminho foi bem diferente do de Bev, as escolhas na maioria opostas, mas deu para refletir sobre as dificuldades que encontrou e a singularidade de um amor que a nenhum outro se compara.


DESAFIOS 2021:

Este livro enquadra-se numa leitura de nível 3 do desafio "Loirices e Morenices", no desafio "Ataque à Estante", por tê-lo em casa desde 2008, e na categoria "História com uma personagem que superou dificuldades" do "Desafio Anual Tudo sob Linhas 2021".

Comentários

Booking.com