MUDAR O NOSSO MINDSET PARA SERMOS DONOS DO NOSSO DIA A DIA

Embora a cabeça esteja ladeada de almofadas, imóvel e tranquila, lá por dentro exige tanto equilíbrio como por fora. Talvez por isso continue a sentir-me tentada pela aprendizagem e pelo entusiasmo de saber mais ou de consolidar permissas que já conheço e quero dominar.

Por isso, o webinar gratuito do "Conversas com PNL", com a trainer internacional de PNL Titá Rodrigues, chegou na hora certa, como que enviado pelos anjos que conhecem a minha necessidade de igual equilíbrio por dentro e por fora. (Somos ou não seres uno e complexo?)

O que venho deixar-vos aqui, não é uma opinião sobre as quase três maravilhosas horas de conversas, partilhas e ensinamentos. Posso dizer que (mais uma vez) me encontrei nas palavras da oradora, me certifiquei das palavras escritas nos últimos meses nos cadernos de ideias e reflexões que fui fazendo. Isto é único e fantástico! É ver o nosso caminho, aquele que decidimos já percorrer, com todas as cores, com todas as pedras que não mais servirão como obstáculo, mas que passarão a ser usadas como recurso nos novos passos. É ter a certeza de que estamos a caminhar no sentido certo.

Sem mais divagar, venho aqui deixar-vos alguns apontamentos que tirei nesse webinar, na esperança de que vão encontrar alguém que deles também necessite ou alguém cuja hora de avançar tenha chegado. Se nada vos disser de valioso, fica tudo bem na mesma.


MUDAR O NOSSO MINDSET


Ao olharmos para esta imagem (retirada daqui), conseguimos ver que o mindset é muito mais do que a "mentalidade" que o tradutor automaticamente encontra. Não se centrando apenas no pensamento, mas também nas atitudes e decisões que tomamos, nos passos que damos e na forma como fazemos este todo funcionar a nosso favor.

Início os apontamentos com esta (minha) definição de mindset para enquadrar os tópicos que se seguirão.

PNL - O que é? Que vantagens?

De uma forma resumida, apontei que o PNL (programação neurolinguística) nos permite identificar pensamentos e comportamentos que não nos são favoráveis e reprogramá-los, de forma a passarmos a agir automaticamente de acordo com o que nos faz felizes e bem sucedidos.
 
Com formação em PNL aprendemos formas de comunicar com assertividade, de gerir os conflitos eficazmente, de resolver os nossos medos e de desconstruir as nossas crenças limitantes, abrindo caminho para melhorarmos os relacionamentos (com os outros e connosco próprios), definirmos o que realmente queremos e aumentando a nossa capacidade de influência. Estes são alguns aspetos que retive daquilo que a "reprogramação" nos pode oferecer.


Mindset de infelicidade (controlo externo)

Quando nos vitimizamos, encontrando desculpas para o que nos acontece e atribuindo culpas ao que nos é exterior, sentindo, dessa forma algum alívio, ainda que momentâneo. Desta forma, acabamos por atribuir também aos outros o poder de resolução, ficando sem o controlo das nossas vidas.

Quando vemos as situações negativas mesmo antes delas acontecerem, convencidos de que tudo de mal nos acontece e que reunimos em nós um conjunto interminável de problemas por resolver (ou sem solução), o que desperta em nós pensamentos e emoções negativos e destrutivos, que conduzem à desistência, ao desânimo e à sensação de fracasso ou incapacidade.

Quando reagimos aos acontecimentos perguntando "porquê?" (porquê a mim? porquê agora?...), levamos o nosso cérebro a centrar-se na procura de respostas a essas questões, de forma a validar a forma negativa como nos sentimentos ou o facto de não atingirmos o sucesso.


Mindset de sucesso (controlo interno)

Por outro lado, quando nos responsabilizamos por aquilo que acontece na nossa vida, procuramos uma resposta para esse acontecimento, encaminhando o cérebro em direção às soluções e não gastando energia desnecessariamente, nem nos autoculpabilizando nem punindo. 

Perante um problema, se nos focamos na resposta à pergunta "como?" (como saio daqui? como lá chego?...), orientamos a ação do cérebro a nosso favor, no sentido de encontrar as soluções e os melhores caminhos a seguir. 

Acreditarmos que a responsabilidade pela nossa vida está em nós próprios, dá-nos a liberdade de ação/decisão, retira o foco das culpas e desculpas e dá-nos a oportunidade de ir descobrindo (valorizando e rentabilizando) o melhor de nós mesmos e, deste modo, traçarmos o caminho para o sucesso.


NOTA: Ninguém vive a 100% numa mindset promotor de sucesso. Há sempre momentos em que colocamos no "externo" o controlo das nossas vidas. Com PNL aumentamos a percentagem de vezes em que o nosso mindset nos é favorável, pois conseguimos identificar os nossos pensamentos negativos e modificá-los. YES!!!!!


No webinar, foram também abordados por Titá Rodrigues muitos outros conteúdos, numa conversa muito agradável, com tempo para interação com os participantes. A oradora contou-nos um pouco da sua vida pessoal, revelando exemplos práticos de como a PNL mudou (para melhor) a sua forma de ser e de estar na vida, afastando a ansiedade, o desânimo, o cansaço excessivo, a depressão...

Deixou-nos ideias de como orientar o pensamento de forma a agir favoravelmente perante uma situação negativa que não podemos alterar, que não está direta e/ou totalmente dependente de nós ou cuja solução não está (ainda) ao nosso alcance. 

Abordou ainda algumas técnicas usadas em PNL para reprogramar os nossos estados emocionais, quer ao nível da mudança das representações internas, quer da nossa fisiologia.


Posso dizer-vos que fiquei ainda com mais vontade de aprofundar os conhecimentos nesta área, pois acredito convictamente que muitas destas ferramentas deveriam ser aplicadas nas escolas, não só através da ação/perfil/exemplo do professor, mas também de forma explícita e prática no desenvolvimento de competências pessoais e sociais nos alunos.


Comentários

Booking.com