A BORDO DE UM LIVRO - O BAIRRO FRANCÊS, NOVA ORLEÃES

Quando li  "Sonhos de Papel", de Ruta Sepetys, fiquei com imensa curiosidade em conhecer o local onde se passava a história. Pelas descrições subtis da autora, fiz uma imagem mental do espaço, tentando imaginá-lo algures nas décadas de 1940 e 1950. Como não foi para mim o suficiente, após a leitura, para não influenciar as minhas vivências sensoriais de leitora, resolvi pesquisar e descobri um local onde me apetece bastante ir passear: o "Bairro Francês", em Nova Orleães, no Estado de Luisiana, nos Estados Unidos da América.

O «Bairro Francês» é o mais antigo bairro da cidade, que praticamente se desenvolveu à sua volta, tendo sido fundado em 1718. Localiza-se no centro de Nova Orleães, estendendo-se ao longo do Rio Mississipi e abrangendo cerca de 19 quarteirões.
Toda esta zona se destaca pela magnífica arquitetura histórica, de inspiração francesa e espanhola, única em todo o país, numa dualidade de estilos influenciada pelas colonizações.
Os seus edifícios, de estilo colonial, encontram-se muito bem conservados e são conhecidos pelas suas exuberantes varandas em ferro forjado.
Este bairro é mundialmente conhecido pela intensa vida noturna, graças à existência de imensos estabelecimentos de diversão, destacando-se os musicais, onde o jazz e o blues são reis.

O BAIRRO FRANCÊS EM 1940/50
(imagens retiradas da internet)






   


O BAIRRO FRANCÊS NA ATUALIDADE
(images retiradas da internet)






VAMOS PASSEAR?

Comentários

Booking.com