KEFIR... COMO PRODUZIR EM CASA?

Produzir Kefir em casa é relativamente simples, mas requer alguns cuidados especiais e uma atenção regular e rotineira.
Depois de adquirirmos os grãos de kefir, devemos colocá-los num recipiente de vidro, enchendo-o de leite até aproximadamente 3/4 do mesmo. Utilizo uma proporção de 2 colheres de grãos por meio litro de leite, mas podemos alterar as quantidades de acordo com o gosto pessoal (diferentes espessuras e graus de acidez).
O frasco deverá ser tapado com um pano, gaze ou guardanapo de papel (para os grãos respirarem) e ficar colocado num local seco, escuro e à temperatura ambiente.



Os grãos deverão ficar 24 horas dentro do leite, o suficiente para ocorrer a fermentação do mesmo, tempo após o qual poderemos retirar o produto.
Para isso, devemos coar o leite podendo guardar o mesmo no frigorífico e consumi-lo nos 3 dias seguintes. (Não devemos utilizar materiais de metal, nem para preparar, nem para armazenar o kefir.)
Após esta fase, os grãos estarão prontos para fermentar nova dose de kefir, reiniciando-se o processo com nova porção de leite. É um processo cíclico, uma vez que os grãos de kefir crescem e reproduzem-se durante a fermentação.
Podemos consumir o kefir simples ou misturando outros ingredientes como cereais, mel, frutas frescas, bagas ou frutos secos. Podemos também utilizar o kefir na preparação de sobremesas e doces.
Uma vez que os grãos de kefir se reproduzem durante o processo, quando temos demasiada quantidade relativamente ao que conseguimos consumir, devemos doar uma parte, pois esta é a única forma de obtê-los.

Comentários

Booking.com