"NA FRONTEIRA DE TIMOR", DE HÉLDER TADEU DE ALMEIDA


Depois da sua apresentação no Auditório da Biblioteca Municipal de Pinhal Novo, no dia 6 de fevereiro, não mais larguei o livro “Na Fronteira de Timor”, de Hélder Tadeu de Almeida. 
Logo nessa noite, li o primeiro capítulo e fiquei na expetativa de ser guiada pelo autor numa viagem ao passado, explorando cantos e recantos da antiga colónia portuguesa. E não me enganei! 
Contada na primeira pessoa, a história deste livro não é ficcionada, mas também não é (apenas) informativa, nem tão pouco descritiva, apesar de ser real e verídica.
“Na Fronteira de Timor” é muito mais do que um relato de um militar em terras coloniais. É um caminho de imagens, cheiros e sabores, uma jornada de sons, cores, lugares e gentes.
Hélder Tadeu de Almeida leva-nos a conhecer rotinas, tradições, costumes e crenças de um povo tão singular que precisa ser vivido (e não apenas visitado) para se conhecer, compreender e valorizar.
Leva-nos por aldeias e florestas, por feiras e celebrações, pelo exterior e interior das casas do povo, conhecendo a beleza de uma flora densa e diversificada e as particularidades dos animais da região. Faz-nos (quase) visualizar a simplicidade (e pobreza) da vida de um povo humilde, mas que transmite paz e acolhe.
Foi um prazer conhecer Timor através das palavras do autor. Fiquei com maior carinho e admiração pelo povo que outrora colonizámos, mas que nunca perdeu a sua essência.

Comentários

  1. Deve ser muito interessante podermos criar uma imagem mental de Timor através da descrição presente no livro. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito mesmo.
      Foi ótimo ler este livro e viajar com ele.
      Bjs

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Boa!!!
      E se fizéssemos um passatempo para oferecer 1 exemplar?
      Bjs

      Eliminar

Enviar um comentário

Booking.com