TRABALHANDO «O MELRO ARTISTA»

Uma das atividades que mais gosto de fazer com os meus alunos é explorar livros e este ano, felizmente, temos tido algumas vezes a sorte de começar a aventura com a sua chegada pelo correio.
Gosto muito os ler em voz alta, dando-lhes vida e aproximando as crianças dos enredos e personagens. Gosto de ir descobrindo as ilustrações através do olhar dos miúdos e de descobrir com eles pormenores que me escapariam numa leitura silenciosa.
Gosto de os ouvir ler, inventar vozes e criar emoções.

Uma das últimas obras trabalhadas no final do 1.º período foi «O Melro Artista». da Editorial Bizâncio, escrito e ilustrado por Marion Denchars.

É um livro que nos conta a história de um melro diferente dos outros que, por ser criticado pelos amigos, faz de tudo para ficar a eles semelhante.
Não conseguindo fazê-lo, descobre que a melhor forma de ser aceite por todos é ter orgulho nas suas diferenças.

«O Melro Artista» é uma história muito simples, com ilustrações minimalistas e divertidas, mas com grande potencial, constituindo um ótimo ponto de partida para trabalhar o respeito pela diferença e a autoconfiança.

Começámos pela descoberta da obra, abrindo a correspondência e explorando a capa do livro.

Seguiu-se a leitura expressiva e a exploração das ilustrações, após as quais debatemos a importância de aceitarmos e respeitarmos as diferenças, nossas e dos outros, valorizando-as e rentabilizando-as em prol de um mundo melhor. 

Mais tarde, cada aluno desenhou o seu próprio melro em papel branco, apenas com traços  simples, e criando um bico colorido e diferente dos outros. 


Depois, decalcaram o seu desenho para uma cartolina preta, colaram-lhe o bico e recortaram a figura completa. Com final, colaram-lhe um olho que mexe.


Com todos os melros individuais, fizemos um cartaz coletivo.


Realizámos também outras atividades, entre as quais:
- Pesquisas sobre o mocho (um dos amigos do melro);
- Escrita de histórias com um gato (outra das personagens);
- Resolução de situações problemáticas envolvendo situações/personagens do livro;
- Observação de quadros dos pintores mencionados no livro
- Construção de gatos com rolos de papel;
(...)


Também preenchemos uma ficha de exploração do livro, adequada a alunos do 2.º e 3.º ano de escolaridade, a qual poderão utilizar fazendo o download do seguinte ficheiro: 


No final, oferecemos o livro à Biblioteca da Escola, entregando-o à professora bibliotecária para todos os alunos na escola poderem lê-lo e requisitá-lo.


Comentários

Booking.com