«A SOMBRA DO VENTO», DE CARLOS RUIZ ZAFÓN

O livro "A Sombra do Vento" é o primeiro da série "O Cemitério dos Livros Esquecidos" e foi com a sua leitura que marquei a minha primeira viagem pela escrita de Carlos Ruiz Zafón.

Li esta obra em formato ebook, mas fiquei com muita vontade de adquiri-la em papel, dada a sua excelente qualidade literária e a complexidade do enredo. (O formato tradicional facilitaria a concentração na história.)

No início da obra, Daniel Sempere é uma criança curiosa e apaixonada por livros que, pelas mãos do seu pai, dono de uma livraria local, conhece um lugar misterioso na cidade de Barcelona, onde estão guardados os livros mais incríveis.
Deste local, Daniel resgata um livro carismático, escrito por um autor igualmente envolvo em mistérios: Julián Carax. 
Deixando-se seduzir pela sua história, o rapaz parte numa busca (quase) interminável pelos caminhos de vida do escritor, desvedando enigmas e envolvendo-se em tramas que influenciarão para sempre a sua própria vida.
Clicar na imagem para mais informações sobre o livro

Todo o enredo desta obra está brilhantemente construído em torno destas duas personagens, cujas histórias nos vão sendo contadas de forma enigmática e inteligente, constantemente nos surpreendendo com revelações e relações. ´
As descrições de espaços e pessoas são feita de forma muito discreta e pouco pormenorizada, deixando espaço para que o leitor crie as suas próprias imagens, ainda que sejam deixadas pistas que nos conduzem a uma visualização pessoal.
As personagens são intensas e carismáticas, todas ela envoltas em histórias de vida que apetece descobrir e que vão sendo reveladas imprevisivelmente ao longo do livro.
Os diálogos também estão escritos de forma muito cativante e visual, com discursos bem adaptados às características das personagens.

Penso que não é surpresa dizer que adorei este livro e, mais ainda, a escrita de Carlos Ruiz Zafón. É um tipo de escrita que prende e nos desafia, exigindo que mantenhamos a concentração e um bom ritmo de leitura,
Não sou especialmente fã de séries, preferindo livros que se encerram em si mesmos, mas fiquei com alguma curiosidade nesta. Talvez arrisque a ler (pelo menos) mais um, mas estou mais tentada a ler outras obra do autor.

DESAFIOS:
Este livro foi lido como desafio do mês do grupo "Gang das Bambinas", antigo "Bambinas Ferrante". 

Foi ainda uma leitura de nível 1 no desafio "LOIRICES E MORENICES" e completou a categoria "Livro com capa melancólica" do "Desafio Anual Tudo Sob Linhas 2021".

Comentários

Booking.com