«OS SETE MARIDOS DE EVELYN HUGO», DE TAYLOR JENKINS REID

Hoje de manhã, ao ler a última página do livro "Os sete maridos de Evelyn Hugo", fiquei com aquela sensação de vazio que chega após o regresso de uma viagem a um local inesquecível. E agora? Como vou tirar a protagonista da cabeça ou substituí-la por novas personagens e acontecimentos?

Isto só aconteceu porque conhecer a vida de Evelyn foi uma aventura intensa e impactante, que despertou questões inquietantes, desbravou caminhos desconhecidos e enterneceu sem lamúrias nem lamechices. 

Usando como pano de fundo o glamour do mundo cinematográfico, a escritora dá-nos a conhecer a vida de uma famosa atriz, que vingou no esplendor de Hollywood graças a uma personalidade forte e resiliente, movida por altos e poderosos sonhos de glória.

Quase a chegar aos 80 anos, Evelyn Hugo decide partilhar com todos a sua história de vida, escolhendo para isso a jornalista Monique Grant como confidente e autora da sua biografia, sem dar a conhecer o verdadeiro porquê desta escolha.

Tendo por base os seus sete casamentos, ao longo das mais de 400 páginas do livro vamos conhecendo a sua verdadeira personalidade, os principais acontecimentos, adversidades e sucessos da sua vida e as pessoas que mais a marcaram, destacando-se entre elas o seu grande (e quase secreto) amor.

É de uma forma dinâmica e cheia de surpresas que a autora nos apresenta esta história, intercalando a narração da vida da atriz com pequenas notícias de revistas e com os pensamentos e vivências da jornalista, num enredo mais complexo do que parece.

Gostei da forma de escrever da autora e do modo como encadeou a narrativa.
Gostei do modo como fui sendo surpreendida, como a história me agarrou e como fui criando proximidade com as personagens principais, entre as quais incluo a atriz Celia St. James e o produtor Harry Cameron.
Gostei de ser conquistada pela Evelyn, de quem comecei por não gostar e que passei a admirar.
Gostei de conhecer o amor secreto que acompanha quase toda a obra e que a torna diferente, ao mesmo tempo que espelha uma realidade muitas vezes omitida.


DESAFIOS 2021

Este livro esteve incluído em 3 desafios literários em que estou a participar.

Para começar, foi uma proposta do grupo «Bambinas Ferrante", no desafio #leradois, após terminado da coleção de Eena Ferrante.

Também o inseri no desafio de leitura "Loirices e Morenices", preenchendo o nível 1 e no tema "História com uma personagem carismática" do "Desafio Anual Tudo Sobre Linhas".

Comentários

Booking.com