«EN-MOCIONAR» - MUITO MAIS DO QUE UM PROJETO

Olá a todos!!
Tenho andado afastada deste meu cantinho por diversos motivos, pessoais e profissionais, mas hoje não resisti à tentação de vir falar-vos um pouco sobre um bebé da minha vida: o projeto En-mocionar.
Na verdade, este é mesmo um bebé especial, um filho muito desejado, que veio dar mais sentido ao meu caminho e (penso poder dizer) ao da minha irmã.

Ambas mães de adolescentes e com muitos anos de experiência como professoras do 1.º Ciclo, separadamente procurávamos algo que nos completasse, que viesse preencher um vazio na alma que não compreendíamos, que nos fizesse crescer como pessoas e, ao mesmo tempo, nos permitisse ajudar quem nos rodeia. Sempre investindo nos nossos filhos e nos nossos alunos, continuava a parecer que faltava uma nova rota...

Andámos muito tempo em busca desse elixir, um pouco desnorteadas e perdidas nas viagens, sem perceber do que andávamos exatamente à procura. Ao mesmo tempo, talvez não coincidentemente, investíamos no nosso desenvolvimento pessoal, na descoberta do autoconheciimento, em estratégias de inteligência emocional e de mindfulness...

Mas foi (quase) sem querer que o nosso bebé foi gerado, numa simbiose de pensamentos, num encontro de ideias e ideais, numa comunhão de almas.
Estávamos numa ação que organizámos para chegar mais perto dos nossos alunos durante o Ensino à Distância, para lhes levar o nosso amor pelos livros e por contar histórias. Era a "Semana da Leitura" e não quisemos deixar de a assinalar de forma diferente. Fizemos os nossos primeiros diretos no instagram e o bebé naturalmente começou a crescer na nossa mente.

Após ser gerado, não precisámos de muito tempo para o colocar no mundo.
Resolvemos não nos prender aos medos nem ouvir os "ses"... Optámos por agarrar no melhor de nós (e da nossa relação de irmãs) e deixar o nosso bebé crescer livremente, ao sabor de cada passo dado, escutando atentamente os sinais e aceitando o que vida tem trazido até nós.

O "En-mocionar" é muito mais do que um projeto de educação emocional, apesar de ter como objetivo principal ensinar as crianças a lidar com as suas emoções. É um caminho de vida que nos permitirá educar e ser educadas com inteligência emocional, numa base de pedagogia positiva, de crescimento consciente e de desenvolvimento da autoestima e da autoconfiança, podendo percorrer atalhos de meditação, relaxamento e midfulness.

O nosso bebé nasceu há pouco tempo, mas já sorriu para o Mundo, espalhando-se pela redes sociais, onde partilhamos o que somos e sabemos, em prol de crianças mais felizes. 
E, como não poderia deixar de ser, é através das histórias que a todos se apresenta e cresce, é delas que se nutre e nelas que descobre os novos passos a serem dados.

Apresento-vos com orgulho o "Conta uma História" do projeto Enmocionar, hoje trazendo o livro "Spoon", de Amy Krouse Rosenthal.





Materiais para explorar a história:

Comentários

Enviar um comentário

Booking.com