«SONHOS PROIBIDOS», DE LESLEY PEARSE

Há muito tempo que não lia um livro de Lesley Pears e, confesso, a espessura das suas obras sempre me assustou um pouco. Não é que sejam desmotivantes, mas sempre me apetece mais pegar num livro com até 300 páginas... Manias! Depois envolvo-me na história e nem dou conta, mas à partida tenho uma certa inclinação. (Já com os filmes de apenas 90 minutos é a mesma coisa!)

Começo por dizer que "Sonhos Proibidos" é um bom romance, que se lê com entusiasmo e leveza. Longe de ser piegas, aborda vários tipos de amor, emoldurados pelas características/condições sociais de grandes cidades (em Inglaterra, França e EUA) no início do século XX, tendo como enredo central a história uma adolescente obrigada a entrar no mundo da prostituição.

A personagem principal é Belle, uma jovem de quinze anos que vive num bordel gerido pela sua mãe em "Seven Dials", uma zona de um bairro londrino desde sempre conhecido pelo comércio e entretenimento de rua. 

Inicialmente desconhecendo em que tipo de estabelecimento habita, pois sempre viveu no r/ch do edifício, protegida por Mog, a governanta da casa, Belle é confrontada com toda a verdade após testemunhar o assassinato de uma das prostitutas que lá trabalham, tornando-se um alvo a eliminar pelo homem que o cometeu.

E é nas suas mãos que a vida de Belle começa a mudar e que toda a história começa a desenrolar-se. Com novos acontecimentos a surgir em cada capítulo, com muitas personagens fortes e marcantes, com cenários diversificados e descritos de uma forma capaz de nos levar a viajar, este livro envolve-nos num emaranhado de pequenas (grandes) histórias que se cruzam entre si e com a protagonista, levando-nos a conhecer os meandros da sociedade e o papel da mulher naquela época.


Gostei muito de ler este livro, que foi uma surpresa muito agradável para mim, principalmente por ter uma história tão complexa e detalhada, sem ser cansativa.

A escrita de Lesley Pearse é, de facto, muito fluída e apaixonante, levando-me a visualizar todo o enredo como se de um filme de época se tratasse, o que prendeu a minha atenção e manteve a motivação.


O que também me motivou ao longo da leitura, foi o facto de, com ela, ter participado no desafio "Juntos por 1 Autor", no grupo "Leituras 2020" da página de Facebook deste blog. Foi muito agradável partilhar a leitura de obras de Lesley Pears com leitoras tão ávidas e empenhadas, tendo aprendido muito com as tarefas que fui lançando e nas quais participaram com entusiasmo. (Vou contar-vos tudo numa próxima postagem!)


Comentários

  1. Oh pah.. eu li o ultimo da Belle e fiquei desiludida ahahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha, a minha mãe leu o segundo e também não gostou muito. Porque será? Agora fiquei curiosa!! Acho que tenho de ler o resto da trilogia, mas irei demorar anos!! LOLOLOL

      Eliminar

Enviar um comentário

Booking.com