«SETE MINUTOS DEPOIS DA MEIA-NOITE«, DE PATRICK NESS

De 4.ª feira passada até domingo, participei em mais uma Leitura Conjunta do blog Manta de Histórias, desta vez pensando estar a envolver-me com um livro juvenil de fantasia. Como estava enganada!! "Sete minutos depois da meia-noite" é muito para além desta categorização, mostrando-se um livro penetrante e próprio para (quase) todas as idades.


A história gira em torno de Conor, um miúdo de 13 anos que lida com a doença da mãe, com quem vive sozinho há uns anos, e de um- monstro que o visita sempre à mesma hora: 00h07. Algumas vezes, estas visitas chegam após ou interrompendo um assustador pesadelo que perturba o rapaz, que procura compreender o porquê de tudo aquilo.

Ao longo dos primeiros capítulos, percebemos que Conor vive também outros desafios familiares, na escola e nas amizades, os quais acabam cruzando-se num turbilhão de emoções com os quais a personagem central terá de encontrar forma de lidar.


Gostei muito desta leitura, apesar de não a considerar excecional.

Gostei da história. Aparentemente simples, todo o enredo está muito bem pensado, articulando acontecimentos reais com ficcionais de um modo coeso e explorando pensamentos, sentimentos e emoções diversificados, que criam uma relação de grande proximidade entre o leitor e a personagem central.

São abordadas várias temáticas que, nos dias de hoje, fazem parte da vida de muitas crianças e jovens: o divórcio dos pais, as divergências familiares, a doença e a morte, a participação nas tarefas e rotinas domésticas, as amizades, a confiança, o bullying, as inseguranças... Não sendo nenhuma delas explorada intensamente, todas assumem o seu papel na história, que prende o leitor do início ao fim, conseguindo empatizar e comover.

Não conhecia o autor (Patrick Ness), nem a escritora que teve a ideia original da história (Siobhan Dowd), mas fiquei bastante curiosa em relação a ambos, pois gostei da harmonia entre a forma fluída, simples e dinâmica de escrever de um e a profundidade infantil e emocional do outro.

Comentários

  1. Olá Marisa!
    Tudo bem?

    Pela descrição que fez do livro, parece ser muito interessante.
    Talvez infantil para nós adultos, mas poderá ser útil para os mais novos. Poderão tirar algum proveito do livro, quando o autor tenta dar lições de vida. Quando miúdos têm tudo na vida "perfeita" enquanto outros nem por isso.

    Boa continuação e bom fim-de-semana.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alô!!! Agora gostaria era de ver o filme. Conhecem?
      Beijocas

      Eliminar

Enviar um comentário

Booking.com