TRABALHAR COM OS ALUNOS (E OS PAIS), COM A ESCOLA FECHADA

Estou tão feliz que tinha de aqui vir esrever algumas palavras sobre como têm sido estes dois primeiros dias "letivos" em isolamento. São fases destas que me dão a certeza de que tenho a melhor profissão do mundo e de que vale a pena investir nela.

Antes de receber orientações superiores de como iria trabalhar à distância com os meus alunos, estabeleci com os pais um plano de funcionamento "interno", facilitado pelo grupo de whatsapp que criámos e onde nos juntamos a comunicar.

Combinámos que diariamente eu enviarei aos pais, por e-mail, as tarefas que os miúdos terão de realizar no dia seguinte.
Tentando diversificar, motivar e aproveitar as oportunidades que o mundo virtual nos oferece, pedi-lhes que ontem construíssem um horário semanal para esta fase e que fizessem uma ficha de trabalho de Estudo do Meio, usando os seus cadernos para dar as respostas. Para hoje pedi que escrevessem um texto com base numa das ilustrações que a grande ilustradora Ana Fonseca disponibilizou no seu facebook e que fizessem algumas operações usando os algoritmos.
Até aqui, nada de extraordiário.

O que tem sido maravilhoso, mesmo quase mágico, é a reação dos miúdos e dos pais perante este tipo de trabalho à distância.
É fantástica a dinâmica que temos conseguido criar e tenho a certeza de que será a minha luz durante estes dias de isolamento. Passo horas a receber fotos de miúdos entusismados a trabalhar, o que (quase) parece impossível quando se encontram fechados num mundo de brincadeiras e distrações. A toda a hora recebo os seus trabalhinhos, feitos com empenho, criativos, organizados, com uma caligrafia bem desenhada... Sinto o entusiasmo com que esperam pelos feedbacks da professora, pela oportunidade de corrigirem o que falharam, pelas palavras de incentivo e pelas explicações através de fotos ou de videochamada. Sinto os pais envolvidos a 100% nas aprendizagens dos filhos, trabalhando ao meu lado, como parceiros, como amigos.

Acredito que esta situação de crise nos trouxes como prémio a oportunidade (e o tempo) de repensar nas nossas vidas e nos valores que nos regem.
Acho que vai ajudar-nos a olhar para os outros com mais atenção e a ver com claridade os laços que nos unem e os sentimentos que somos capazes de ter por quem connosco convive diariamente.
De certeza que sairemos todos mais fortes e unidos desta fase má...





O meu "MUITO OBRIGADA" aos pais fantásticos que tenho do meu lado e que fazem da parceria escola-família uma realidade com troncos fortes, de onde brotam flores de todas as cores e tamanhos, todas com perfume de alegria e fé.

Juntos somos mais fortes!!

O Afonso e o pai Márcio hoje de manhã!

Comentários

Booking.com