«DOCES AROMAS», DE AGNÈS DESARTHE

Gostaria de começar por dizer que este foi um dos livros que me acompanhou até Santorini e que o escolhi por ser relativamente pequeno e por ter uma capa deliciosa. Sim.. apesar de não mostrar nenhum dos "pratos" que surgem ao longo das 197 páginas de história e que fazem crescer água na boca (só de os imaginar)!

Já li alguns livros que ligam o romance à cozinha e este é mais um bom exemplo de como fazê-lo, não sendo excessivamente "culinário", mas trazendo ingredientes e aromas para condimentar as relações.

A personagem principal desta obra é Miriam, uma mulher de personalidade complexa, que carrega um passado difícil e alguns segredos inconfessáveis.
Aos 40 anos, Miriam encontra-se sozinha e sem rumo, pelo que decide abrir um restaurante, colocando em prática as experiências caseiras e a paixão pela culinária, em busca de uma segunda oportunidade na vida.
Sem ter qualquer experiência no mundo dos negócios, a protagonista lança-se nessa aventura, usando o espaço alugado como local de trabalho e de habitação e atraindo a vizinhança com os seus pratos deliciosos e algumas ideias criativas.

Devo dizer-vos que adorei a história deste livro!
Não sendo um romance "lamechas", tem vários ingredientes que prenderam a minha atenção e que foram surgindo encadeados ao longo de toda a obra, apresentando-nos pessoas, locais e sabores sem recurso a descrições pormenorizadas, mas provocando sentidos e emoções.

Gostei da forma de escrita simples e ritmada da autora, muito fácil de ler e de visualizar, que, aliada a um enredo recheado de pequenas surpresas criativas, nos oferece agradáveis e leves momentos de leitura.

Comentários

Booking.com