A Chiado Books tem lançado em Portugal vários livros que chamaram a minha atenção, deixando-me com vontade de os ler e divulgar aqui no blog.
Parece-me importante levar estas novidades até todos os leitores que, como eu, gostam de diversificar as leituras e ficam muitas vezes curiosos assim que leem as sinopses de novas obras editadas.
Hoje trago-vos um livro de não-ficção escrito pelo italiano Orazio Maria Gnerre, um doutorado em Ciências Políticas, interessado por Filosofia, História do Pensamento Político e Política Internaciona, que atualmente se dedica ao desenvolvimento e à sistematização da teoria comunitarista.
Publicado em Itália no ano passado, o livro "Antes que o Mundo fosse" foi lançado em Portugal há cerca de 2 meses, numa edição de 208 páginas, inserido na coleção "Viagem Filosófica" da Chiado Books.
Sinopse:
A genealogia do decisionismo do início do século XX é o tema central deste ensaio, elaborado ao estilo de uma análise filosófica.
O texto tem raízes nas ideias "decisionísticas", que são limitadas à pesquisa de "um novo tipo de soberania", a partir da sistematização teórica de Carl Schmitt de certas tendências filosófico-políticas que punham os conceitos de "vontade", "decisão" e "exceção" como centro da prática política.
Este é um tema muito contemporâneo, porque as questões levantadas ainda são válidas nos nossos tempos, especialmente diante das novas formas de capitalismo e questões tecnológicas e também porque uma discussão na questão da soberania deveria partir de uma análise filológica e filosófica do cenceito e poderia ser muito útil nesta época de mudaças políticas na Europa e em todo o mundo.
Comentários
Enviar um comentário