«DEZ ANOS DEPOIS», DE LIANE MORIARTY

Mais uma vez a história repete-se: conheci mais uma excelente escrita através do desafio de leitura conjunta do blog Manta de Histórias. Fantástico...!
Realmente a camaradagem que se consegue criar à volta de um livro é qualquer coisa de fenomenal. Como por magia, parece que todos nos conhecemos bem e há um fio que nos liga. Como se o livro fosse uma aranha e todos nós estivessemos presos na sua teia. Muito bom, mesmo!!
GRATA!!!!

O livro escolhido para esta leitura foi "Dez Anos Depois", de Liane Moriarty, uma escritora de quem já tinha ouvido falar (bem!), mas que não conhecia. Na semana anterior ao desafio, já tinha arranjado o livro em formato digital, mas nesse sábado, por coincidência (ou talvez não), descobri a obra em papel na Feira da Ladra de Lisboa e comprei-a por 5€. (Com um sorriso estampada na cara!!)

Se vos deixar aqui toda a sinopse, pode acontecer-vos, como a alguns de nós, perder o entusiasmo ao longo de uma boa parte dos capítulos, pois é muito completa e cheia de spoilers. Por isso, é em poucas (e minhas) palavras que nos falo da história, deixando que descubram o resto ao longo da leitura.

Alice, uma jovem mulher de 39 anos, mãe de 3 filhos a tempo inteiro e bastante ativa na vida social local, sofre um acidente no ginásio, no qual magoa a cabeça. Apesar de parecer não ter consequências físicas notórias, este acidente fez com que perdesse a memória dos últimos 10 anos da sua vida, pelo que acordou pensando que ainda tinha 29 anos e sentindo-se psicologicamente como tal.

Só o resumo já cativa, não é?
Ao longo da leitura, fui mesmo tentando recordar como era eu e a minha vida há 10 anos atrás e foi muito interessante ir descobrindo como tanta coisa foi mudando entretanto.

Relativamente à história deste romance, posso dizer que não trouxe muitas surpresas ao longo do livro, todo ele se baseando mesmo na descoberta dos tais 10 anos esquecidos, surgindo apenas pontuais imagens na mente de Alice. Ao longo dos capítulos, vamos conhecendo a mulher que ela era e aquela em que se tornou, surgindo algum mistério em torno de uma personagem que fez parte da década esquecida, assumindo uma posição preponderante na vida de Alice.

Gostei bastante da escrita de Liane Moriarty. Muito fluída e ritmada, cativou-me desde o início, acabando por beneficiar bastante o enredo, prendendo-me como leitora. (Gosto dos livros principalmente quando gosto da escrita!)
Adorei a estratégia de contar a história intercalando três vozes. Na narração central, conhecemos a versão de Alice, as suas ações, pensamentos e palavras, numa perspetiva de centralização do enredo. Noutra, conhecemos um pouco melhor a sua irmã e a relação entre as duas, através de cartas que a mesma escreve para o seu médico. Por fim, vamos também acompanhando o blog da avó de Alice, numa escrita muito engraçada e com direito a comentários dos seus seguidores.
Esta dinâmica dada à história, que vai sendo desvendada nestas três vertentes, é para mim o ponto mais alto e valioso deste livro, criando uma engrenagem que cativa.

Aconselho a leitura deste livro e estou ansiosa por conhecer outras obras da escritora.
De momento, tenho estas cá por casa:

       

Cliquem nas imagens para saber mais sobre elas!!




Comentários

  1. Gostei muito da sua opinião! E a sinopse que fez é bem melgor que a do livro 😉 (na minha opinião, claro! Tbm gostei muito da leitura conjunta e só tive pena que a sinopse revelasse tanto!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada!!!!
      Venha a próxima leitura conjunta, não é?
      Bom fim de semana

      Eliminar
  2. Olá, Marisa!
    Por acaso não participei nesta leitura conjunta, por não ler o livro e também não o ter encontrado por cá… Mas tenho uma curiosidade enorme em conhecer a Liane :)
    Beijinhos e, bom fim-de-semana ;)




    http://tudosoblinhas.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá minha querida. Tenho o ebook, por isso, se quiseres, posso enviar-te para leres. Que dizes?

      Eliminar
  3. Bem, fiquei mesmo curiosa com o livro. Vou ter que o ler :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz muito bem!! Disponibilizo em formato digital, se quiseres! Beijocas

      Eliminar
  4. Eu e a minha enteada de 14 anos, adoramos ler. Ela viu este livro e ficou curiosa para o ler. Comprou-o, já o leu e emprestou-mo a mim. Vai ser a minha próxima leitura quando acabar de ler o livro que estou a ler agora "Até te Conhecer" de Judith McNaught.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Margarida!!
      Vais gostar! É uma história doce e que se lê muito bem.
      Beijocas e obrigada por estares desse lado

      Eliminar

Enviar um comentário

Booking.com