OIA, O CARTÃO POSTAL DE SANTORINI

Oia é a cidade visualmente mais conhecida de Santorini, aquela que mais aparece em fotografias da ilha capazes de nos apaixonar e fazer sonhar com uma viagem romântica e inesquecível. Localiza-se na extremidade noroeste de Santorini e foi a primeira que por lá visitei.
Fiquei rendida à sua beleza, à paz que por lá se respira, aos passeios por ruas que sobem e descem, escondendo surpresas ao virar de cada esquina, e às imagens soberbas que captamos do abraço da terra grega com o mar Egeu.

Oia é uma cidade essencialmente turística. Tudo por lá está preparado para receber visitantes de todo o mundo. Aliás, quase todas as casinhas caiadas de branco e azul que vemos nas fotos da localidade,  são na realidade cafés, restaurantes e alojamentos turísticos talhados nos penhascos. Todos oferecem uma fantástica vista sobre a caldeira e a promessa de assistir ao mais bonito pôr do sol do Mundo. Veem-se inúmeros jovens rapazes transportando às costas as bagagens dos hóspedes, andando acelerados pelas ruas estreitas e íngremes da cidade, bem como proprietários ou funcionários de restaurantes convidando-nos a olhar as suas ementas, todas elas traduzidas para inglês e com preços bem visíveis. (Estes muito semelhantes aos praticados nas zonas turísticas do nosso pais, com a diferença de serem um pouco mais caras as bebidas e as sobremesas.)

Dispersas pela cidade e nela visualmente bem enquadradas, veem-se também igrejas católicas e ortodoxas, lojas de recordações, relojoarias, joalharias e boutiques, bem como alguns edifícios públicos (museus, escolas...).
Muitas das paredes voltadas para o interior das ruas, do lado oposto ao mar, estão adornadas com flores (buganvílias) cor de rosa e é comum verem-se pequenas bancas vendendo fruta já lavada, prontinha a consumir.

Em Oia, vi ainda as ruínas do castelo bizantino, um velho moinho de vento, a conhecida Baía de Amoudi (que conheci no dia do cruzeiro) e uma livraria muito peculiar e conhecida, a Atlantis Books.







Comentários

  1. Que maravilha Marisa! Fotos lindas e com a descrição fiquei ainda com mais vontade de lá ir hehe

    ResponderEliminar
  2. Sempre que vejo estas imagens lembro-me de episódios do " Barco do Amor", adorava!

    Vai-se a banhos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai-se pois!!!
      Nas praias a água é quase da temperatura das do Algarve. Na caldeira são um pouco mais quentes. É maravilhoso nadar naquele Mar.

      Eliminar
  3. Que zona tão bonita! As paisagens são de cortar o fôlego! Um sítio que também ía adorar conhecer! Vai para a minha lista! :P Beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Booking.com