«O HOMEM DOS SUSSURROS», DE ALEX NORTH

Pela segunda vez neste verão, voltei a participar na "Leitura Conjunta" organizada pelo blog "Manta de Histórias" e adorei. Neste desafio, um grupo de amantes da leitura escolhe um livro e lê-o ao mesmo tempo, sendo que a organizadora estipula os capítulos a ler em cada dia. Depois, vamos partilhando diariamente as nossas opiniões sobre a parte lida, trocando ideias e fazendo previsões. (Sempre sem spoilers!)
Desta vez, o livro escolhido foi "O Homem dos Sussurros", a recente obra de Alex North, que tem tudo para ser um bestseller da literatura policial e de mistério.

SINOPSE:
«Após a morte da mulher, Tom Kennedy muda-se com o seu filho, Jake, de 7 anos, para uma pacata povoação chamada Featherbank em busca de um recomeço de vida. 
Mas Featherbank tem um passado sombrio.
Há 20 anos, Frank Carter, um perverso assassino em série, raptou e assassinou cinco rapazes. Ficou conhecido como «o Homem dos Sussurros», pois atraía as suas vítimas à noite sussurrando-lhes da janela. Logo após o seu quinto homicídio, Frank acabou por ser detido.
Estando o assassino atrás de grades, Tom e Jake não deveriam ter motivos de preocupação. 
Só que agora um novo rapaz desapareceu, e as semelhanças entre este acontecimento e os crimes de há 20 anos são desconcertantes.
É então que Jake começa a comportar-se de modo estranho.»


Gostei bastante desta obra editada pela Topseller, que se revelou de fácil e empolgante leitura, prendendo-me constantemente com surpresas e novas revelações, organizada em capítulos curtos e sem divagações desnecessárias.

A escrita de Alex North é muito fluída e enriquecida com diálogos e pensamentos bem elaborados, que nos dão a conhecer as personagens de uma forma muito próxima e pormenorizada.

A história surge contada a várias vozes, o que nos permite uma compreensão mais global do enredo, conhecendo o ponto de vista de cada um.

As personagens são ricas e interessantes, cada uma delas com uma história de vida que aparece separada da trama central, mas que para ela converge, dando sentido a cada passo e descoberta e envolvendo-nos como se as conhecessemos pessoalmente.
Desde logo senti empatia por Jake, uma criança peculiar e que se encontra ainda de luto pela mãe. Apeteceu-me conhecê-lo e protegê-lo, dar-lhe colo e atenção. Detestei os métodos pouco pedagógicos da nova escola e penso que poderia ter havido maior acompanhamento do aluno. (Ou não fosse eu professora de miúdos da mesma idade!)

Ao longo do livro, suspeitei de personagens diferentes, tendo o verdadeiro assassino sido uma surpresa para mim. Acho que surgiu muito cedo na história, mas compreendo o porquê.

Houve um acontecimento final que me deixou um pouco triste, pois criei uma expetativa muito colorida do que iria acontecer e acabei por ficar um pouco desiludida. (Quem manda imaginar?! LOL)

Aconselho vivamente a leitura deste livro e agradeço aqui publicamente ao "Manta de Histórias" por mais esta iniciativa espetacular.

Comentários

  1. Olá, querida!
    Uma vez mais participamos na iniciativa da colega e, posso dizer-te que, tal como tu teve alguns pontos que deixaram-me desiludida mas… Talvez este título tenha sido o melhor thriller que li este ano!
    Beijinhos



    http://tudosoblinhas.blogspot.com

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Booking.com