«JESUS E MARIA MADALENA», DE MARIANNE FREDRIKSSON

Quando fui de férias, decidi levar comigo livros que fossem leves e com poucas páginas, para poder andar com eles para todo o lado e ir lendo aos poucos. Como tem sido normal acontecer, fui à minha estante e escolhi dois.
Destes, escolhi ler primeiro o livro «Jesus e Maria Madalena» por incluir uma história de amor misteriosa e lendária, mas que pessoalmente acredito ter sido real. (Vejo o meu Senhor como homem completo e não como celibatário.)

Nesta obra de 1999, a escritora sueca Marianne Fredriksoon oferece-nos uma nova visão de Jesus Cristo e da Sua Ressurreição, contada por Maria Madalena, que O acompanhou nos últimos momentos de vida e morte e nos surge como narradora e personagem central.
Na realidade, o enredo do livro é muito mais do que o contar de uma crença ou de uma história. É a narração da vida de uma mulher galileia e judaica, de origem humilde, que vive relações e experiências marcantes numa época de soberania romana e de confrontos religiosos.

SINOPSE:
Depois de As Filhas de Hanna, Marianne Fredriksson regressa com um novo bestseller, uma história sobre a vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo, a partir da voz de Maria Madalena. Uma perspectiva diferente através da experiência da mulher que sempre esteve ao lado de Cristo, valorizando a sua verdadeira mensagem e não a que os Apóstolos quiseram pregar. Alguns tempos após a morte de Jesus, Maria Madalena recebe na casa onde vive com o marido, o grego Leonidas, a visita de Simão Pedro e, mais tarde, de Paulo. Ambos têm um propósito: incentivá-la a escrever as suas memórias junto a Cristo. Então ela revê os tempos passados com Jesus, a paixão que nasceu entre eles, a consumação do amor, o assumir do papel de sua companheira, o encontro com Maria e a morte de Jesus na cruz. 


Gostei muito de ler este romance histórico, principalmente por me permitir conhecer toda a vida de Maria Madalena, para além da sua relação com Jesus Cristo. Gostei de descobrir a criança, a jovem, a mulher madura. Gostei de entrar nos seus pensamentos e memórias. Gostei de conhecer os seus caminhos e sonhos, de descobrir as pessoas que a rodearam e que foram marcantes na sua vida. Senti empatia pela sua história e fortaleci a ideia de que Maria Madalena tinha um forte relacionamento amoroso com Jesus.
Foi também muito bom aprender um pouco mais sobre a História da época, descobrindo pormenores dos valores judaicos e a sua influência na interpretação da mensagem de Cristo, a qual vem provar que cada povo/crença/religião teve a sua forma singular de perceber e interiorizar.
É um livro de fácil leitura, escrito de uma forma simples mas peculiar, que cruza muito bem momentos "atuais" com memórias e histórias contadas por Maria Madalena, num relato sentido e empolgante.

Comentários

Booking.com