CONHECENDO O CASTELO DE... SANTARÉM

Não sei se já aqui tinha dito, mas eu ADORO castelos. Adoro descobri-los, conhecer as suas histórias, passear pelas muralhas, ver as paisagens do cimo das torres... Os castelos são monumentos que me atraem pelo valor histórico que têm, por representarem a defesa de um povo pelo domínio do seu espaço, a luta por uma vida independente. São uma marca importante na História local e nacional, um motivo de orgulho para a população.
Eu penso assim e, por isso, gosto de descobri-los, fotografá-los e explorá-los.

Já tinha visitado o Castelo de Santarém há uns anos atrás, mas não hesitei em lá voltar em abril, na viagem que fizemos até ao norte de Portugal.
Não sendo dos castelos mais "completos", das suas muralhas e da Torre da Cabaça vemos uma paisagem maravilhosa sobre o rio Tejo e as lezírias ribatejanas.

Para quem não sabe, a cidade de Santarém localiza-se no Ribatejo, sendo capital do distrito com o mesmo nome, a uma distância de cerca de 80 kms da capital portuguesa. Bem situada, já no tempo dos Romanos ligava as principais cidades da Lusitânia e constituia um dos centros administrativos do território.

O seu castelo, de origem medieval e de arquitetura militar, com elementos dos estilos islâmico, românico, gótico e maneirista, localizando-se numa zona privilegiada ao nível estratégico-defesivo, com fácil acesso ao rio e aos campos férteis para a agricultura, foi de extrema importância durante a Reconquista Cristâ da península, remontando a sua conquista definitiva ao ano de 1147.








Comentários

  1. Esse castelo por ora é conhecido pelas Portas de Sol de Santarém.
    É um local lindo com uma paisagem de perder. Também é um local de lazer.

    É perto de nós.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Booking.com