«O MISTERIOSO CASO DE STYLES», DE AGATHA CHRISTIE

Há já alguns anos que não lia um dos livros da grande Agatha Christie, a mais conhecida escritora inglesa do século XIX, autora de mais de 300 obras, internacionalmente conhecida pelos seus livros policiais. Tive uma fase na vida em que adorava ler as obras da "Rainha do Crime" ou "Duquesa da Morte", principalmente aquelas cuja personagem principal era o grande Hercule Poirot. Depois de ser mãe, coloquei um pouco de parte este estilo literário, não voltando a contactar com livros desta autora até agora com a obra «O Misterioso Caso de Styles».

O enredo deste livro gira em torno da morte de uma idosa milionária, gestora de uma enorme fortuna herdada do seu falecido marido. Emily, madrasta dos irmãos John e Lawrence, acabara de se casar com um homem 20 anos mais novo e cedo todos suspeitam que por ele foi envenenada em sua própria casa.
No momento, o capitão Hastings encontrava-se de visita à mansão e é quem tenta acalmar a grande tensão vivida pela família Cavendish, chamando o seu amigo belga Hercule Poirot para ajudar a polícia a descobrir o autor do assassinato.

Tenho mesmo de começar por dizer que, logo no primeiro capítulo, me apercebi de que já tinha lido aquele livro. Não me recordando do desfecho do mistério, pensei em ler mais algumas páginas para avivar a memória, mas a verdade é que acabei por ler toda a obra sem nunca conseguir antecipar os acontecimentos. Por incrível que pareça, apesar de os reconhecer quando os lia, nenhum consegui prever, pelo que acabei por ler todo o livro, apenas descobrindo o assassino nas últimas páginas, tal como é costume nas obras de Agatha Christie.
Poirot vai expondo as suas descobertas, deixando pistas, mas nunca consigo descobrir os criminosos antes das suas revelações finais, nem lendo o mesmo livro duas vezes! (Ainda que com uns 17/18 anos de intervalo!) Não é isto prova das distintas qualidades literárias e forenses da autora?

Tal como os restantes livros que li desta galardoada autora, este é um belíssimo exemplo de obra policial e de mistério, capaz de nos prender da primeira à última página, colocando-nos a pensar como verdadeiros detetives, levando-nos a desconfiar de tudo e de todos.
Seguindo o mestre dos crimes, aos poucos vamos descobrindo pistas deixadas, confrontando testemunhos e recolhendo detalhes de tempo e espaço, com os quais formamos na mente uma teia de descobertas que nos irá conduzir até aos culpados.

Com este livro, cumpri o DESAFIO 7 (Livro Policial), do #desafio12meses12livros

Comentários

  1. Portanto... categoria Policial ahahah. Tenho ali alguns dela... e tb ainda não li essa categoria e gosto dela... acho que já me deste ideia hehe ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há anos que não lia! Descobri que ainda gosto deles! <3

      Eliminar

Enviar um comentário

Booking.com