«O CAÇA ZERO», DE PASCALE ROZE

Foi com grande facilidade e rapidez que li o livro "O Caça Zero", tendo ficado verdadeiramente agarrada à escrita intensa da sua autora, a escritora e dramaturga francesa Pascale Roze. indochinesa

Na verdade, a autora, que com este livro venceu o Prémio Goncourt em 1996, escreve com um realismo poético, de frases curtas e visuais, que escondem sentimentos e emoções poderosas em palavras aparentemente inofensivas. O seu discurso é de fácil compreensão e cativa pela melódica articulação entre palavras e entre frases, compondo um texto fluído e curto, de narrações, pensamentos e diálogos ao mesmo tempo concisos e expressivos.

Relativamente ao enredo do livro, tenho de dizer que fui agradavelmente surpreendida.
Parecendo tratar-se de uma simples história sobre uma miúda órfã de pai, contada em pouco mais de 100 páginas, na verdade ultrapassou em muito este preconceito (que não sei onde fui buscar), levando-me à descoberta de factos e sentimentos históricos, enquanto acompanhava a protagonista em várias fases da sua vida.
Não sendo sequer dividido em capítulos, este livro conta-nos, de forma sumária mas intensa, a história da vida complexa e esquizofrénica de Laura Carlson, que se vê perseguida pela descoberta da forma como o pai morrera, deixando que a mesma controlasse as suas atitudes, decisões e relacionamentos.

Tendo gostado tanto deste livro e da forma de escrever da sua autora, foi com grande desilusão e tristeza que descobri que "O Caça Zero" foi a única obra de Pascale Roze publicada em português. (Quase que fiquei com vontade de aprofundar os meus conhecimentos da língua francesa!)

SINOPSE:
(traduzido pelo tradutor google e adaptado)
"Um barulho. Um assédio que leva à loucura. O som de um avião kamikaze que, num dia de abril de 1945, semeou a morte num porta-aviões em Okinawa. Laura Carlson sofre com este som como com a dor de não ter conhecido o pai. O ruído do caça-zero persegue-a de noite e de dia. Nem os estudos brilhantes, nem o amor de Bruno o acalmam. Órfã de um estranho mito, a jovem Laura vai até ao fim para descobrir o segredo que mudou a sua vida."

Comentários

Booking.com