DESAFIO «28 DIAS A DESTRALHAR»

Quem me conhece sabe que sou uma acumuladora de lixo reaproveitável. Ou seja, junto (quase) tudo o que poderia ser deitado fora mas que, na minha ideia, pode vir a ser aproveitado na escola: embalagens de iogurte, tampas das garrafas, rolhas, palhinhas, paus de gelado, caixas de cereais, frascos, papéis de embrulho, fitas, carrinhos de linhas, embalagens de máscaras para cabelo, caixas de ovos... Guardo também outro tipo de materiais que não prevejo dar-lhe outro uso em casa e que, de outra forma, iriam para o lixo, como restos de tecidos, botões e jornais/revistas. Vou juntando e levo para a escola quando tenho um saco cheio.
Para além de gostar de o fazer, passo sempre a mensagem ecológica aos meus alunos, dando exemplo e mostrando formas de reutilizar ou reintegrar os desperdícios, numa perspetiva de desenvolver e praticar uma consciência de sustentabilidade. Porque todos os materiais acabam sempre por serem por eles (nós) transformados em objetos novos ou por ganhar novas funções e utilidades em sala de aula. (Somos o armazém lá do sítio!)

No entanto, é fácil de perceber que, pelo contrário, não sou pessoa de acumular em casa coisas que não preciso, que não têm utilidade ou que podem ser úteis para outras pessoas. Tento ser minimalista e guardar apenas o que é importante e/ou necessário à vida. Dou sempre roupa que já não nos serve, recupero peças de vestuário que precisam de costureira ou sapateiro, não imprimo documentos que não fazem falta, não utilizo muitos objetos de decoração...

Mesmo assim, acho que faço pouco destralhamento, ou seja, livro-me poucas vezes de coisas inúteis e, com as correrias do dia a dia, acabo por juntar várias em gavetas e afins com o intuito de "um dia" escolher o que é bom e deitar fora o resto. E é uma vontade que me dá de vez em quando!! Mas tem acontecido menos vezes do que desejava. (Nem preciso dizer que o "tempo" é o verdadeiro culpado, pois não?)

Por tudo isto, interessei-me particularmente por um desafio que vi em alguns blogues e cuja missão é mesmo destralhar. Este desafio teve origem no blogue da "Cláudia Ganhão", à qual agradeço publicamente pela excelente ideia.
Não consegui participar a tempo de me juntar à sua "equipa", mas hoje decidi começar a aplicar um desafio destas na minha vida e gostaria de vos convidar a fazer o mesmo. Que vos parece?

DESAFIO 28 DIAS A DESTRALHAR


As "regras":
- Todos os dias, tirar algo de casa (deitar fora ou dar a alguém);
- No dia 1 do desafio, fazê-lo com uma coisa/objeto e ir aumentando diariamente (dia 2, duas coisas; dia 3, três coisas) sucesivamente até ao 28.º dia;
- Praticar o desafio durante 28 dias, começando quando quiserem. (Hoje, não?)

Se o fizermos, estaremos a livrar-nos, no total, de 406 peças inúteis!

Ideias:
- Aproveitar o desafio para arrumar/desocupar gavetas;
- Envolver os filhos no desafio (até como forma de organizar o quarto);
- Escolher uma divisão da casa que precise mais de destralhamento;
- Registar os resultados;
- Partilhar diariamente nas redes sociais com o hastag #desafio28diasadestralhar;
- Aderir ao grupo que criei no facebook: https://www.facebook.com/groups/313336039615363/

Comentários

Booking.com