«O QUARTO DA RAINHA», DE JULIETTE BENZONI

Apesar de ser apaixonada por histórias (ou estórias), nunca fui especialista ou fã de História, o que pode parecer uma contradição. Talvez seja uma questão de memória ou de má ligação com o "passado". Talvez não tenha sido inicialmente bem motivada para esta área do saber... Pouco importa os "porquês" ou os "ses", porque a verdade é que só fico fascinada com a História quando me é contada com o entusiasmo, a magia e a paixão com que alguns escritores escrevem os seus livros.

Foi assim que Juliette Benzoni conseguiu que me agarrasse à história da Rainha Ana de Áustria, de França, com o livro "O Quarto da Rainha", o primeiro volume da coleção "O Segredo de Estado".

Este livro conta-nos várias histórias de poder e romance, de intriga e mistério, envolvendo  algumas personagens enigmáticas que marcaram a História da França no século XVII e que foram já protagonistas de outros livros e contos (como é o caso do cardeal Richelieu).

Num grande novelo de passados e presentes que se cruzam, fui descobrindo as personagens e senti necessidade de saber mais sobre elas, para contextualizar o que estava a descobrir, cruzando cronologicamene os acontecimentos com a História do nosso país, que conheço um pouco melhor. Foi bastante enriquecedor fazê-lo e sinto que cresci culturalmente, mas admito que não foi uma leitura fácil e fluída e que exigiu maior entrega da minha parte e a escolha de momentos e lugares mais silenciosos e solitários para ler. (O homem chegou a dizer-me: "Este livro está a dar-te luta!")

No entanto, gostei bastante de todo o enredo, bem como da forma de escrever da autora, tendo ficado com vontade de ler mais romances históricos e de conhecer mais «segredos de Estado».

SINOPSE:
«Sylvie foi encontrada aos quatro anos no meio da floresta, vestida com uma camisa manchada de sangue e agarrando uma boneca contra o peito. A sua família acabara de ser assassinada, possivelmente às ordens do cardeal Richelieu, com o intuito de recuperar umas cartas comprometedoras. Levada para Paris por um dos netos do rei Henrique IV, o príncipe François, a menina cresce no seio da Corte, protegida pelos Vêndome, e aos quinze anos torna-se uma das aias da rainha Ana de Áustria, mulher de Luís XIII. Sem querer, Sylvie irá partilhar o perigoso segredo do nascimento do futuro Luís XIV, e enfrentar forças poderosas como o rei Luís XIII, o sinistro e tenebroso cardeal Richelieu, mas também o sádico assassino da sua mãe.»

LIVROS DA MESMA COLEÇÃO:
    

Com este livro, cumpri o DESAFIO 9 (livro de romance histórico) do #desafio12meses12livros.

Comentários

Booking.com