«RASTOS DE SÂNDALO», DE ASHA MIRÓ E ANNA SOLER-PONT

Há já vários dias que terminei a leitura do livro "Rastos de Sândalo", mas ainda não tinha conseguido aqui vir deixar a minha opinião. Parece que aparece sempre qualquer coisa mais urgente ou importante para fazer e o tempo vai passando... (depressa demais para o meu gosto, por acaso!)

Esta obra foi escrita por Asha Miró e Anna Soler-Pont (também autoras de "Filha do Ganges" e de "O Príncipe Medroso e Outras Histórias Africanas", respetivamente) e baseia-se na história de vida de três crianças (duas indianas e uma etíope) e na forma como, trinta anos depois, os seus destinos se cruzam, fazendo nascer novas relações e vivências.


O livro começa por levar-nos até 1974 e à cidade de Adis Abeba (na Etiópia), onde nos apresenta Solomon e a sua família, contando-nos a história da sua infância e como a sua vida mudou com a situação política do país.
Depois conhecemos Muna, uma órfã indiana, seguindo-o por caminhos de Kolpewadi e Bombaim (Mumbai), na Índia, e descobrindo os caminhos que teve de percorrer até construir uma vida de paz e felicidade.
Por fim, apresenta-nos Sita, irmã mais nova de Muna, contando-nos a sua vida no orfanato das Missionárias de Maria, para onde foi levada ainda muito pequena, e a forma como de lá saiu para viver em Barcelona.
Após conhecermos os três protagonistas e os seus caminhos de infância, somos transportados até 2004 e à referida cidade espanhola, onde se cruzam, descobrindo os seus percursos de vida até à idade adulta e presenciando o começo de uma nova fase para os três.


Gostei muito de ler este livro, que me prendeu especialmente por falar de vidas tão diferentes das que conheço pessoalmente, levando-me a refletir sobre a importância dos sonhos e sobre a necessidade de ter força e coragem para por eles lutar.

Além disso, por incluir alguns factos históricos que não domino bem ou desconhecia, levou-me a pesquisar um pouco mais sobre os mesmos, enriquecendo-me e ajudando-me a compreender melhor determinandas situações.

Também gostei da forma de escrever das autoras e do modo como o livro está organizado, permitindo-nos ir conhecendo, simultaneamente, a história de cada uma das personagens e criando expetativas em relação ao seu futuro.

Com este livro, cumpri o DESAFIO 1 (livro com uma criança como personagem principal) do #desafio12meses12livros.

Comentários

Booking.com