TRABALHANDO A «MARIA NÊSPERA»

A "Maria Nêspera" chegou e encantou. Lembram-se? (ver AQUI!)
Os mais novos leram alto e todos ouvimos com atenção. Portaram-se mesmo bem!
Após a leitura, falámos sobre a história e debatemos alguns temas com base na mesma. Todos se identificaram com as personagens e partilharam-se bonitas histórias de vida.

Noutro dia, fizemos as fichas de leitura, voltando a mostrar ter compreendido a história e a mensagem. Utilizámos dois documentos que criei, adequados aos dois anos de escolaridade que tenho na sala. (Podem consultá-los e fazer o download em PDF no link: «Maria Nêspera».)

Os pequenos adoraram as ilustrações de Joana Miguel (algumas disponíveis AQUI) e quiseram dar-lhe cor. Por isso, como obviamente não iriam pintar o próprio livro, fotocopiámos algumas para colorir a pares e colocámo-las na parede da sala.



Depois deste trabalho, ainda explorando as imagens, escolhemos a nossa preferida, tendo em conta o texto que ilustra, ou seja, analisando a forma como nos tocou cada parte da história e sua respetiva ilustração. 
Nas páginas escolhidas, a personagem principal diz-nos que contava os seus segredos à sua amiga árvore e nós decidimos fazer o mesmo: escrevemos um dos nossos segredos num papel, guardámo-lo num envelope e entregámo-lo à árvore.
E como?
Transformando a ilustração num grande painel, que pintámos e onde colámos os nossos envelopes. (De forma a que ninguém consiga ler os nossos segredos!)






 



No final, ficou bem bonito!
Exposto na sala, tem servido para nos recordarmos de como os nossos segredos são preciosos e que só devem ser partilhados com os amigos em quem confiamos de verdade. E também que devemos guardar bem os segredos que os amigos nos confiaram.

Como gostámos tanto do resultado, vamos oferecer o nosso painel à Biblioteca da Escola, para motivar os outros alunos a ler o livro e a falar sobre as suas mensagens.


Comentários

Enviar um comentário

Booking.com