PROJETO «A MANUAL ON WORK AND HAPPINESS»

Foi através da newsletter do ARTEMREDE que conheci o projeto «A Manual On Work an Happiness», que agora termina com a publicação de um kit de instruções para a construção de um espetáculo teatral.

Nesse kit vem a peça de teatro (em 5 línguas diferentes), as orientações cenográficas e um vídeo, tudo para que possa ser montado o tal espetáculo, por companhias profissionais, amadoras ou quem esteja pronto a arregaçar as mangas e começar a trabalhar.

Parece-me um projeto muito interessante. Estive a ler alguns documentos disponibilizados e, se as temáticas e as ações fossem mais adequadas, até arriscaria a pegar no material e a trabalhá-lo com os meus alunos.

Assim, deixo aqui a apresentação do projeto, bem como os links de acesso, na esperança de o levar até alguém que se sinta inspirado (ou tentado) a dar-lhe corpo e alma.


"O MANUAL é um kit de instruções elaborado pela companhia mala voadora para a construção do espetáculo teatral A Manual on Work and Happiness. Inclui um vídeo, um documento com os passos a seguir, um kit de cenografia e os textos da peça em 5 línguas (Português, Inglês, Espanhol, Italiano e Grego). 
O MANUAL é isento de direitos de autor e funciona como um convite para que pessoas em todo o mundo - artistas independentes, companhias profissionais ou grupos amadores - possam criar a sua própria versão do espetáculo a partir dos conteúdos fornecidos.

O MANUAL é um dos resultados de um projeto de dois anos que incluiu, entre outras atividades, a organização de cinco residências artísticas, coordenadas pela companhia mala voadora, que deram origem a vários espetáculos em três países. Em Portugal, Alcobaça, Montijo e Lisboa acolheram as residências que se destinavam às comunidades locais e que envolveram pessoas de fora do setor cultural num processo artístico participativo.

A criação desses espetáculos partiu dos textos e de um conjunto de instruções cénicas que foram testadas e ajustadas às necessidades dos diversos grupos e espaços culturais.

Os projetos que, no futuro, possam vir a nascer d'O MANUAL deverão tentar seguir ao máximo as instruções, embora haja margem para ajustes criativos.

A Manual on Work and Happiness foi o primeiro projeto europeu liderado pela Artemrede, em parceria com o Pergine Festival (Itália), com o centro de residências L'arboreto (Itália) e com o Teatro Municipal e Regional de Patras (Grécia). A companhia mala voadora assumiu a direção artística. A Manual on Work and Happiness contou com o cofinanciamento do programa Europa Criativa.

Assista aqui ao vídeo-síntese do projeto e (re)veja as reportagens produzidas no âmbito das várias atividades.

Comentários

Booking.com