«CUBA LIBRE - DESEJO DE LIBERDADE», DE TÂNIA GANHO

Terminei esta manhã a leitura do livro "Cuba Libre - Desejo de Liberdade", de Tânia Ganho. (E que bem que sabe estar quentinha na cama a ler, numa chuvosa manhã de domingo!)

Esta foi a minha primeira obra desta autora e, deixem-me dizer-vos, fiquei apaixonada pela sua forma de escrita. De uma leveza motivante, usando vocabulário diversificado, entre o rico e o popular, misturando um sentido do humor fresco e discreto, a forma de Tânia Ganho nos contar a história é extremamente cativante. Parece-se com uma conversa entre amigas, confidentes e com muito para contar.
Fiquei com muito interesse em ler os seus outros livros:

     

"Cuba Libre - Desejo de liberdade" conta-nos a história de vida de Clara, desde a sua juventude até aos 30.
Nascida e criada na ilha da Madeira, sentido-se aprisionada pelo mar que a rodeia e a afasta do mundo lá fora, Clara quer muito encontrar-se consigo mesma, percebendo quem é o que a faz feliz.
Como que respondendo aos seus desejos, a maioridade traz-lhe duas oportunidades de se afastar da ilha: uma viagem de férias a Cuba e a frequência da Faculdade de Letras na capital.
São estes os caminhos que segue e que lhe permitem conhecer-se, percebendo quem é e o que quer da/na vida. E tudo o que lhe acontece nestes dois caminhos nos vai ser contado ao longo do livro, intercalando-se entre si, entre datas, locais e momentos da vida.

Gostei muito de ler este livro.
A história é um misto de emoções, entre o divertimento e a introspeção, entre a luxúria e a simplicidade das coisas, das pessoas e dos momentos, entre os preconceitos e a rebeldia.
Clara é uma mulher desafiadora, uma narradora interessante e interessada na sua própria história de vida, algumas vezes tocando (mais ou menos) a dos leitores e levando-nos a compreender (ou tentar) algumas das atitudes que tomamos ou vemos tomar quem nos rodeia.

Penso que é mesmo um bom livro e aconselho vivamente a sua compra e leitura.



Comentários

Enviar um comentário

Booking.com