KEFIR... O QUE É?

Há vários dias que tenho em minha casa grãos de kefir, que são um conjunto de partículas brancas e gelatinosas, também chamadas de "grãos de iogurte", que contêm bactérias, leveduras, proteínas e açúcares complexos e que "transformam" o leite de vaca num poderoso alimento probiótico, a que se dá o nome de KEFIR.

É um alimento milenar de fácil digestão, rico em cálcio, proteínas, vitaminas (B e K), minerais, enzimas e probióticos (colónia de microorganismos vivos que atual de modo benéfico para a saúde), com um forte valor nutricional e terapêutico.

Produz-se através da fermentação do leite por ação dos referidos grãos, cujos microorgansmos, quando nele mergulhados, consomem a lactose (o açúcar natural do leite) e a transformam em ácido láctico, bem como reduzem as proteínas, as enzimas e os sais de cálcio em moléculas mais simples e fáceis de absorver pelo organismo humano.


Consumir Kefir traz imensas vantagens para a nossa saúde, destacado-se a sua contribuição para o equilíbro da flora intestinal e a absorção de nutrientes. Além disso, este alimento também:
- Combate a prisão de ventre e as hemorróidas;
- Diminui a formação de gases, o inchaço abdominal e a flatulência;
- Facilita a digestão e previne problemas de vesícula, fígado e rins;
- Diminui o colesterol;
- Impede o aumento da pressão arterial;
- Melhora a densidade óssea, combatendo a osteoporose;
- Tranquiliza o sistema nervoso, favorecendo o sono;
- Aumenta a resistência a infeções;
- Pode ser usado no tratamento de problemas dermatológicos.

Já se consegue encontrar Kefir produzido industrialmente, à venda em diversos pontos, mas continua a ser possível, e até mais vantajoso, produzir este alimento artesanalmente. Os grãos de Kefir não são vendidos, mas normalmente doados ou compartilhados. Podem passam entre amigos, já que os grãos crescem e reproduzem-se durante a fermentação, tornando contínuo e perpétuo o processo de produção. Assim, quando se têm grãos "a mais" para a quantidade de kefir que se pretende consumir, pode-se doar uma parte, para que se inicie nova produção.


E foi AQUI que, graças à minha vizinha Cláudia, o Kefir entrou na minha alimentação e rotina diária.

Comentários

Booking.com