EU, O PESO E AS OSCILAÇÕES

Não me lembro de alguma vez ter sido magra. Sou de constituição larga, de coxa grossa e rabo grande. Sempre fui "bem constituída" e de "boa boca". Tive variações de peso ao longo da vida, mas mantive-me sempre na média ou acima dela.
No entanto, foi entre os 30 e os 40 anos de idade que as maiores oscilações se registaram. Sem ter acontecido de forma regular, posso dizer que o meu peso variou entre os 64 e os 90 kg.
Vários foram os fatores que levaram a estas subidas e descidas, a maioria dos quais emocionais ou psicológicos, incluindo também algumas medicações.

2009

 2011

2012

 2013

 2014

2016

 2017

 agosto de 2018

Também nunca fui de gostar muito de atividade física. Não pratiquei nenhum desporto, apenas tive aulas de educação física na escola e na faculdade. Depois disso, tentei algumas vezes frequentar ginásios, mas acho que em nenhum me aguentei mais de um mês.

O que é certo é que cheguei a uma fase da vida em que me olhei ao espelho e mal me reconheci: era janeiro de 2014, tinha quase 36 anos e pesava 90 kg. Não me sentia bem assim. Evitava ser fotografada, encolhia-me em algumas roupas e nunca me achava bonita. Mas, pior que tudo, é que me cansava demasiado depressa, mal conseguia subir um lanço de escadas sem ofegar, tinha insónias, pouca força, um humor de extremos, muitas recaídas.... entre outras contrariedades.
Senti que tinha de fazer alguma coisa por mim, para me valorizar, melhorar o meu estado físico e conseguir maior auto-estima.

Nesse mesmo mês, comecei a fazer caminhadas aqui na minha zona. Ia sozinha, a ouvir música. Controlava as distâncias e estava sempre a tentar superar-me. O meu objetivo era perder peso e ganhar resistência, para isso estabeleci a meta de 5 km, 2/3 vezes por semana.
Também mudei a alimentação. Deixei as carnes escuras, enchidos, batata, doces... Passei a comer mais sladas e carnes brancas.
E consegui!Em 1 ano perdi 14 kg e ganhei muita energia.
Sentia-me bem comigo própria... linda, leve e rápida. Ágil e bem-disposta.

Consegui manter durante 2015.
Depois mudei de vida a nível pessoal, fui-me a baixo e estive doente (11 meses de baixa com uma forte recaída de depressão). Deixei tudo para trás. Pouco exercício fiz e voltei a comer mais. Em setembro de 2016 estava com 80 kg.

Em fevereiro de 2017, mais propriamente no dia 22 (deixei passar o meu aniversário para poder comer bolo!), iniciei o regime alimentar paleo e voltei a fazer (algumas) caminhadas. Até ao final do ano, perdi 14 ks e ganhei muita vitalidade, bom sono, bons níveis nas análises, melhor humor, menos crises de ansiedade (e pânico), maior confiança em mim.

Este ano já não me tenho portado tão bem assim. Caí na tentação do açúcar nas festas de Natal e de Ano Novo e, como se tivesse voltado a ficar dependente de uma droga (há quem diga que é mesmo), voltei a fazer alguns disparates, aos quais, nestas férias de verão, juntei o pão. Desgraça! E bastou ao pequeno-almoço e a acompanhar as caracoladas! Não posso mesmo, pois voltei a não me sentir bem e o que eu quero é ser feliz comigo mesma.

E pronto! Cheguei à fase em que vos conto que, com 76 kg de peso, voltei ao foco e não quero dele voltar a afastar-me. Alimentação Paleo para sempre (pois já percebi que me ajuda bastante a manter a saúde mental e física) exercício físico regular. Voltei às caminhadas, desta vez mais acompanhada, e quero passar à corrida. E não foi tão difícil recuperar a resistência como em 2014, o que me ajudou na motivação.

Desta vez não quero perder o foco, por isso achei que me faria bem ir registado por aqui os meus progressos, pelo menos durante as semanas em que lutarei para ficar com o peso e a energia da felicidade.
Sei que vou conseguir e pode ser que motive alguém a dar os primeiros passos.

Comentários

Enviar um comentário

Booking.com