AFINAL, QUANTAS HORAS TRABALHA UM PROFESSOR?

O horário dos professores é sempre um tema muito badalado por todos, em especial pelos nossos amigos da comunicação social que, muitas vezes, nos fazem o favor de conduzir a opinião pública até factos pouco verdadeiros.

Na realidade, muita (ou quase toda a) gente acha que os professores têm um belo horário e que pouco fazem para além de «debitar matéria» repetidas vezes em diferentes turmas e anos letivos, não tendo, por isso, praticamente nada para fazer fora do seu horário na escola.

Claro que quem está por dentro, tem familiares no ensino ou está atento ao que fazemos, sabe que nada disto é verdade e que a nossa função vai muito para além da carga semanal e do trabalho efetivo com os alunos.

Por isso, e não me estando a queixar porque faço o que gosto e com gosto, resolvi fazer esta semana um registo que habitualmente não faço mas que considei importante e oportuno neste início de ano letivo: o tempo real do meu trabalho como professora.


Horário Letivo: 20 horas (em 4 dias letivos*)


Trabalho não Letivo:

#domingo: 3h (preparar aula de 2.ª feira e construir novos materiais)

#segunda-feira: 2h+3h (apoiar adaptação da turma, planear aulas de 3.ª e 4.ª feira e preparar reunião de pais)

#terça-feira: 2h+1h30+1h (preparação/reunião de pais e organização de ficheiros para diferenciação pedagógica)

#quarta-feira: 2h30 (atendimento a um encarregado de educação, organização de materiais na sala e preparação da aula de 5.ª feira)

#quinta-feira: 1h (ler/responder a e-mails profissionais e pesquisa de estratégias para trabalhar com alunos NEE)

#sexta-feira: Participação em plenário/reunião sindical (5h)

#sábado: 3h + 1h (Atualização de registos da turma, construção de materiais de gestão da sala de aula, organização de documentos).

TOTAL: 20 letivas + 20 não letivas = 40 horas 

+ 5 horas atividade sindical = 45 horas

* Num dos 5 dias não trabalhei diretamente com os alunos.

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Muitos parabéns pela publicação! É triste ver como o papel (e a atividade) do professor na escola e na sociedade está cada vez mais desvalorizado e desrespeitado!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Booking.com