UMA PROCISSÃO NO RIO

É bonito vê-los chegar ao cais, assim enfeitados, trazendo no rosto a devoção à Mãe e o cansaço festivaleiro de uns dias de farra e adoração!
Chegam mais de uma centena de embarcações, cheias de setubalenses de todas as idades, de famílias inteiras, de amigos, de curiosos...
Veem-se crianças alegres e arriscando sentadas na proa, adultos emocionados ou eufóricos, idosos carregando a magia de uma festa que se faz há mais de 500 anos.
São dias bem passados junto à praia, acampados na Caldeira de Troia, bem pertinho da Capela da adorada Nossa Senhora do Rosário, padroeira de pescadores e varinas, que há séculos naquele local apareceu aos crentes.
Rezam-se missas, fazem-se procissões na terra e no mar, com santos e velas iluminando o areal. Festeja-se a proteção da santa com danças, cantares e divertimentos, em dias de agosto em que maré ajuda o povo a comemorar.
Termina majestosamente com o tal círio de cores no rio, guiado pelo barco melhor engalanado, que, com orgulho e veneração, devolve a Santa protetora à sua ermita em terra, sob olhar de um povo que acena de branco.












Comentários

  1. Aí está uma coisa que nunca vi ao vivo, fica para a próxima.

    ResponderEliminar
  2. Muito interessante! Em Viana do Castelo temos sempre uma procissão ao mar durante a Romaria da Senhora d'Agonia. Por acaso desconhecia que fizessem isso em mais alguma parte do país. Gostei de saber. :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que giro, também não conheço a de Viana do Castelo. Quem sabe um dia vá lá conhecer a romaria!
      Beijinhos

      Eliminar

Enviar um comentário

Booking.com