«O MELHOR ESTÁ PARA VIR», DE SUSANA SILVA

O último livro que a Chiado Editora me ofereceu chama-se «O melhor está para vir» e foi escrito por Susana Escrita, a autora de «Ao som dos tambores», sobre o qual dei a minha opinião AQUI.

Tenho de começar por dizer que, neste livro, noto um maior amadurecimento e confiança na escrita
de Susana Silva, que continua a mostrar-se cativante e de fácil leitura, levando-nos a ficar presos à história para vê-la terminar num instante.

Desta vez, a autora brinda-nos com um romance, uma história da vida real, um rol de episódios e de vivências dramáticas e de amor, que poderiam ter acontecido com qualquer um de nós. Apela ao coração, fala-nos de sentimentos, desperta os nossos sorrisos e provoca comoção, envolvendo-nos na vida das personagens, com as quais vamos traçando afinidades.

A história tem como pano de fundo o problema da violência doméstica, o qual não é abordado de forma muito intensa, mas que conduz todo o enredo e marca as personagens que vão aparecendo e os momentos mais tensos do livro.

Anita e a sua mãe saem de casa numa noite escura, fugindo do homem que as trata mal e procurando uma nova vida. Sem destino certo, ambas sabem que têm de recomeçar num novo sítio, com novas relações, deixando tudo para trás.
É numa pequena freguesia que as suas vidas recomeçam, graças ao apoio da família de Amália, uma nova amiguinha de Anita, que o destino traz até elas.
Também esta família estava a precisar de ajuda e a comunhão que as duas mulheres e as duas crianças conseguem vai mudar para sempre o destino de todos.

Gostei muito da história deste livro. Muito mesmo.
É um livro pequeno, com apenas 147 páginas, que se lê muito bem e que nos toca de várias maneiras. É um romance com vários dramas, que nos aproximam das personagens e que nos levam a querer ler sempre mais um pouco na ânsia de descobrir um desfecho feliz.

Durante a leitura, não resisti à tentação de sublinhar algumas frases, como se se tratassem de pequenas lições cozinhadas em histórias de vida e sei que, quando voltar a pegar nesta obra, irei lê-las e refletir sobre a vida que tenho e o quanto devo dar graças por ela.

Comentários

  1. Trata de um tema bastante actual (infelizmente), que me deixou bastante curiosa.

    ResponderEliminar
  2. Cara Marisa, obrigada pelo seu comentário ao meu livro. Fico muito feliz com a sua partilha (especialmente a última frase), porque, de facto, um dos meus objetivos ao escrever esta história era gerar emoção no leitor, promovendo a introspeção. Estou muito grata pelo seu comentário. Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que honra receber um comentário seu. Muito obrigada.
      O que disse aqui também saiu do coração.
      Beijocas

      Eliminar

Enviar um comentário

Booking.com