«A MUSA/LA MUSA», DE FERNANDO PESSANHA

Há muito que estou absolutamente rendida à escrita de Fernando Pessanha, por isso é sempre com entusiasmo e fortes expetativas que começo a ler os seus livros. E a sua leitura deixa-me sempre à espera de mais, insatisfeita por terminar tão cedo, por não ter, pelo menos, 200 ou 300 páginas daqueles enredos cativantes e surpreendentes que nos transportam até ao tempo e espaço em que tudo acontece.
Foi novamente isto que senti quando li «A Musa/ La Musa», a última obra deste escritor, compositor e historiador algarvio.
Aliás, o livro começa logo por prender a nossa atenção assim que o recebemos em nossas mãos e o folheamos. Impresso em papel cinzento reciclado, com uma capa transparente e ilustrado com fotografias a preto e branco, aguça imediatamente a nossa curiosidade e a vontade de o levar connosco para todo o lado. (Até porque é mole, de tamanho A5 e, portanto, fácil de colocar dentro da nossa mala.)

A história também prende desde o início: um homem humilde, um poeta solitário, verdadeiramente encantado e apaixonado pela bibliotecária que trabalha na biblioteca que frequenta.
Ela, a tal musa, sem se aperceber desta admiração secreta, vai sendo inspiração para Manuel, que a ela dedica os seus versos.
E mais não posso dizer.😎

Este é mais um livro surpreendente. Com um único conto que nos é apresentado numa versão bilingue moderna e que, também por isso, se destaca e surpreende.

Adorei a história, rendi-me ao livro ibérico, encantei-me com a surpresa que guarda o final do conto, na fronteira onde o português se repete em castelhano.

A escrita é como já Fernando Pessanha me/nos habituou: uma poção eficaz e talentosa de romancismo de outrora e da espontaneidade e riqueza linguística dos nossos dias.

Parabéns, Fernando Pessanha. 😄

Comentários

  1. a menina é uma anedota. por acaso sabe o que está a dizer? livro mole, cabe na mala,versão bilingue moderna,poção eficaz e talentosa de romancismo de outrora,etc., etc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tanto sei o que estou a dizer que reparo que o sr. (ou sra) anónimo(a) percebe pouco de português e é pessoa de cobardia. Nem soube comentar com palavras suas?

      Eliminar
  2. Seria muito bom se o dito Anónimo, fosse homenzinho ou mulherzinha e comentasse identificando-se. Comentários construtivos são sempre bem- vindos, quer gostemos ou não do que se escreve. Comentários depreciativos, escondidos por trás do anonimato, são uma completa anedota, isso sim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão, minha querida.
      Mas nem toda a gente tem coragem de usar as suas próprias palavras para deixar opiniões e comentários, não é? (Talvez por isso não consigam «redigir» uma opinião própria. Ou será que nem a têm?)
      Beijocas

      Eliminar

Enviar um comentário

Booking.com