ATIVIDADES EXPLORATÓRIAS DO LIVRO "A CASA CONSELHEIRA" (1.ºCICLO)

Foi neste post que vos falei sobre o livro "A Casa Conselheira", de Ângela Ribeiro Constantino, o qual aconselho como leitura partilhada no 1.º Ciclo.

Como pretendo trabalhá-lo com a minha turma, lembrei-me de partilhar com todos alguns exemplos de atividades que me foram surgindo durante a leitura, as quais poderão estar na base de muitas outras, nas diferentes áreas e anos de escolaridade.


1.º ANO - Leitura feita pela professora

Português:
- Levar os alunos a comparar os dois desenhos e debater coletivamente o porquê das diferenças.

Expressões: 
- Após explicar o significado da palavra "conselho" e "conselheira", propor aos alunos que imaginem como é esta casa e a desenhem.
- No final do 1.º ou 2.º capítulo, propor que voltem a desenhá-la, incluindo as personagens principais.

Estudo do Meio:
- Estudar as divisões da casa e as funções de cada uma.


2.º ANO - Leitura partilhada entre a professora e os alunos

Português:
Antes de iniciar a leitura do livro:
- Analisar a capa (título, autor, ilustrador...);
- Prever quais as personagens principais;
- Intuir sobre o porquê do título.
Após a leitura:
- Comparar as previsões com o conhecimento da história.

- Descrever o mundo da casa ("Eterna").

Matemática:
- Utilizando um espelho, desenhar figuras simétricas.

Estudo do Meio:
- Agrupar os animais do livro em domésticos/selvagens, pelas formas de deslocação, pelo revestimento do corpo e pelo que comem, preenchendo tabelas e complentando-as com outros animais.


3.º ANO - Leitura partilhada pelos alunos
Português:
- Escrever as famílias de algumas palavras retiradas do texto (p.e. conselheira, animal, habitação, segredo, feitiço...);
- Organizar uma teia de aranha com palavras que caracterizem psicologicamente a casa da história;
- Utilizar essas palavras para escrever o retrato psicológico da personagem principal.

Matemática:
- Abrir uma embalagem tetrapak de leite e ver a planificação do paralelepípedo;
- Reproduzir a planificação em papel quadriculado e descobrir diferentes formas de planificação de cubos e paralelepípedos.

Expressões:
- Construir uma casa como a do texto, a partir do pacote de leite, utilizando colagens de diferentes materiais e pinturas.

Estudo do Meio:
- Debater as formas de poupar energia e água em casa;
- Estudar as regras de prevenção de incêndios e as formas de agir em caso de sismo ou incêndio.


4.º ANO - Leitura silenciosa a pares ou partilhada (em voz alta)

Português:
- Escrever um diálogo entre a Casa Conselheira e uma das moradias ou prédios novos construídos no mesmo terreno;
- Recriar uma audiência de uma tribunal, assumindo os alunos diferentes papéis (juíz, advogado, testemunhas, jurados...), dividindo-se a turma entre os que defendem que a manutenção da casa e os que querem a sua demolição para construir uma nova urbanização. 


Como disse anteriormente, estes são apenas alguns exemplos de atividades, podendo surgir diversas outras para completar ou substituir. Por isso, deixem as vossas sugestões nos comentários.
Bom trabalho!!

Comentários

Booking.com