NA APRESENTAÇÃO DO LIVRO "JURO AMAR-TE", DE ANDRÉ SOUSA


Há muito que estou para vir aqui falar sobre a apresentação do maravilhoso livro de poesia "Juro Amar-te", editado pela Chiado Editora e escrito pelo jovem, talentoso e afável André Sousa, um especialista na arte de escrever e falar sobre a mais poderosa força do mundo... o amor!
Nesta apresentação, que ocorreu no passado dia 20 de dezembro, no maravilhoso espaço "Chiado Clube Literário & Bar", o poeta fez-se acompanhar por duas amigas especiais, que partilham do seu gosto pela poesia e se orgulham da amizade com André Sousa: Sofia Felgueiras e Adelaide Miranda.


A primeira oradora foi a jornalista Sofia Felgueiras, que apresentou a obra e o autor, falando sobre a sua personalidade e o seu talento, referindo que André Sousa faz da poesia a sua vida. Leu 3 excertos do livro e orgulhosamente disse quem "quem gosta de ler amor, gosta de ler André Sousa".


Depois, a escritora Adelaide Miranda falou também sobre André Sousa e o seu livro, aconselhando os leitores a não o devorarem logo, mas a irem lendo aos poucos, voltando a ler depois e perdendo-se muitas vezes nos seus poemas, os quais servem de inspiração a quem os lê, ajudando nos momentos em que se precisa de amor.


Por fim, foi o próprio autor que nos falou (de coração para coração) sobre si mesmo e o seu livro.
A escrita de André Sousa começou a ser publicada e conhecida através do seu blogue literário "Pedacinhos de Mim", que se mantém ativo e atualizado e onde publicou textos, pensamentos e poemas, alguns dos quais foram incluídos em "Juro Amar-te".
André Sousa é um homem muito simpático, afável, bem-disposto e muito humano, que discursa de uma forma simples, sincera e direta, encantando quem o ouve, apesar de ter dito que escreve melhor do que lê.
Olhando o público nos olhos, de semblante meigo e informal, falou-nos sobre a importância do amor nas nossas vidas e em como podemos achá-lo no dia a dia e naquilo que nos rodeia.
O autor revelou-se apaixonado por livros e falou-nos da escrita de Eça de Queiroz e Gabriel Garcia Marquez como referência e inspiração. Também falou sobre outros grande autores, de cujos livros gosta especialmente, como Mário Zambujal, Mário de Carvalho, Herman Hesse e José Saramago.



Após a conversa do autor com os seus leitores, houve tempo para André Sousa responder a algumas questões, após as quais foram lidos alguns dos seus poemas de "Juro Amar-te". O escritor e as suas convidadas leram os poemas de que mais gostam, o que encantou o público presente.

Para grande surpresa minha, André Sousa convidou-me também a ler um dos seus poemas, o que me deixou muito nervosa e meio atrapalhada. Escolhi um pelo título, já que ainda não tinha lido o livro, e senti-me orgulhosa por fazê-lo, apesar de ter ficado com pena de não poder lê-lo (ou treinar?) primeiro para melhor mostrar a beleza do mesmo. (Obrigada, André, por confiares na minha leitura!!!)



Gostei bastante da apresentação deste livro, apesar de ter ficado um pouco triste por não ter visto a sala completamente cheia. Acho que o autor e a obra o mereciam.
Mais uma vez me custou não ver outros bloggers na plateia, o que não compreendo muito bem porque acontece, já que existem tantos e tantos blogs sobre literatura e que publicam opiniões literárias quase diariamente.

Ainda estou a ler (ou lendo) o livro de André Sousa, mas posso já adiantar que "Juro Amar-te" é muito mais que um livro com poemas. É um conjunto de lições, de dedicatórias, de histórias em verso, de pensamentos. É uma dança de palavras que exprimem emoções que todos sentimos pelas pessoas que amamos.

Comentários

  1. Excelente artigo! Foi um prazer fazer esta apresentação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi muito bom, mesmo!!
      Quero conhecer mais trabalhos do André e seus.
      Um abraço

      Eliminar

Enviar um comentário

Booking.com