NA COZINHA COM A MATILDE: "FATIAS DOURADAS"

Num domingo de frio e chuva, como o de hoje, sabe bem ficar em casa, quentinhos e de roupa prática (ou mesmo de pijama), no aconchego da família e desligar da vida agitada, dos deveres e rotinas.
Sabe tão bem só fazer o que nos apetece... Ou simplesmente não fazer nada!

O nosso dia foi um pouco assim, mesmo para descontrair e recuperar energias para mais uma semana. Dormimos até tarde, molengámos no sofá, lemos, jogámos, passeámos a pé na aldeia, ouvimos música, vimos vídeos e televisão... E, para o lanche, tivemos direito a algo especial, feito pela Matilde: "Fatias Douradas".

Estar a ver a filhota empenhada na cozinha deixou-me verdadeiramente feliz e orgulhosa. Como está crescida a minha princesinha!! E que boa estava a sua receita, que aprendeu com gosto e satisfação com a avó Mila.
A verdade é que fiquei com muita vontade de repetir o dueto na cozinha e combinámos que o domingo vai passar a ter sempre um momento só nosso de roda de tachos, panelas ou frigideiras. Doces, salgados ou aperitivos, serão escolhidos e confecionados pela minha Matilde, que me usará como "sopeira". LOL

FATIAS DOURADAS
(também conhecidas por "Fatias de Ovo" ou "Rabanadas")

Ingredientes (para 16 fatias triangulares):
- 8 fatias de pão de forma
- leite (+/- 500 ml)
- 5 ovos
- óleo q.b.
- açúcar e canela (a gosto) 

Modo de confecionar: 

- Cortar ao meio as fatias de pão de forma, para obter 2 triângulos;


- Colocar leite numa tigela, passar as fatias pelo leite, de um lado e de outro, procurando não ensopar e pousá-las sobre um pano ou papel absorvente;


- Aquecer o óleo numa frigideira;

- Deitar os ovos numa tigela, batendo bem até a mistura ficar homogénea;


- Passar as fatias pelo ovo e fritar até ficarem douradas de um lado e de outro;
 

 - Misturar o açúcar e a canela numa tigela e passar a fatia ainda quente pela mistura.


Ficaram mesmo lindas e saborosas!!
Boa, Matilde!!

Comentários

  1. Ah, adoro fatias douradas (ou fatias paridas, como lhes chamava a minha avó). Excelente semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah pois é, tb lhes chamam Fatias Paridas!!!
      Saudades desse nome.
      Beijocas

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Estavam ótimas.
      Para a semana teremos torta de chocolate ou bolo de bolacha!!

      Eliminar
  3. Oh pah..gosto tanto!!!É sempre o meu pequeno almoço de dia 25 de Dezembro :D (Até estou a salivar!)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Booking.com