DESFILE DA COLEÇÃO "MUTANT", DE FILIPE BLANQUET



No passado sábado, dia 10, pelas 21h30, fui assistir ao Desfile de Apresentação da Coleção "Mutant", do estilista Filipe Blanquet, no Cais 3 do Porto de Setúbal.

A passerelle, sabia e criativamente decorada com terra e sal, foi palco de um desfile que contou com a participação de dez manequins, que elegantemente mostraram ao público mais de três dezenas de modelos desenhados pelo estilista setubalense e confecionados com penas, metais e açúcar.
A coleção "Mutant", constituída por lingerie, macacões, vestidos e capas, foi apresentada em três partes, cada uma representando uma fase de mudança na vida pessoal e/ou profissional de cada um de nós: a fantasia ou imaginário (criações em açúcar), maturidade ou materialização (criações em metal) e a espiritualidade (criações em penas).
Cada uma das partes foi precedida por um pequeno vídeo com imagens de algumas peças, enaltecidas por um texto poetico-filosófico sobre as metamorfoses da vida.

O desfile, produzido por José Manuel Santos e pela Câmara Municipal de Setúbal, teve entrada livre e o design de passerelle foi da responsabilidade de Isabel Curto Castan.

Eu gostei bastante de toda a coleção de Filipe Blanquet, a qual achei, ao mesmo tempo, glamourosa, simples e versátil, tendo sentido especial interesse pelas peças de lingerie e pelos vestidos de penas, se bem que a minha predileção tenha recaído sobre o macacão completo em materiais metálicos.

Na minha opinião, a coleção ficou também favorecida pelos penteados e maquilhagens usados e pela beleza e elegância das manequins, que desfilaram com muito profissionalismo e um bom ritmo.

Gostei também bastante do design da passerelle e da simplicidade do espaço do evento, apesar de ser da opinião de que, havendo mais lugares sentados, o público teria conseguido apreciar com maior atenção e prazer toda a coleção.













Filipe Blanquet, considerado o primeiro "sugar stylist" nacional, é natural de Setúbal e tem 32 anos. Estudou Arquitectura de Design na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, tendo depois se dedicado ao estudo de Cozinha Avançada na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, apaixonando-se desde logo por pastelaria.
Foi da conjugação das duas paixões, o design e a pastelaria, que surgiram, desde 2011, as peças de roupa feitas em tecido e decoradas a pasta de açúcar, que cria por encomenda ou para as suas coleções.
Podem ver-se os seus trabalhos na página "HUMM", de Filipe Blanquet.

Comentários

Booking.com