UMA OUTRA BAIXA DE SETÚBAL

Ontem fui passear à baixa de Setúbal, ou seja, à zona mais central e comercial da cidade, onde se localizam muitas lojas de comércio tradicional.
É uma zona bonita e que, nos meus tempos de adolescente, estava sempre "viva", numa mistura entre comércio e lazer, cheia de recantos históricos e de pequenos pontos turísticos e onde se localizavam as lojas mais importantes e conceituadas da cidade. Por lá, encontrávamos de tudo e tenho fortes (e muito boas) recordações das horas que por lá passei em compras ou passeio.

A baixa esteve "morta" durante anos e anos, derrubada pelos centros comerciais das proximidades, não favorecida pela escassez de estacionamento nas redondezas, prejudicada por obras e obras intermináveis, vítima de horários incompatíveis com o dia a dia acelerado dos habitantes...
Estas e outras razões, foram fazendo da baixa uma zona abandonada, com muitas lojas a fechar, um ambiente triste e "chineses" a aparecer por todo o lado.
Independentemente das razões que levaram à sua (quase) morte, a verdade é que parece que está a renascer e isso deixa em mim uma alegria imensa, misturada quase de orgulho na cidade que me viu nascer.
E, como culpada que também sou por raramente visitar esta zona, ontem agarrei a oportunidade de me redimir ao ir à 2.ª edição da "Feira Outlet na Baixa de Setúbal".



Este evento contou com a adesão de todas (ou quase todas) as lojas da baixa e deixou-me de coração a bater palmas de alegria. É que voltei a ver a baixa animada e cheia de gente e isso, por si só, foi muito gratificante.
Comerciantes, todos unidos pela mesma causa, vieram para a rua e trouxeram consigo produtos a baixos preços, convidando os visitantes a entrar nas suas lojas e a ver os restantes.
Todos vestidos de igual, de uma cor que, pessoalmente, adoro e que contagia de alegria e simpatia, mostraram-se a quem visitou as ruas da baixa e provaram que, na sua zona, também é possível comprar bons produtos, com bons preços e ao gosto de cada um.
Para ajudar, as ruas estavam enfeitadas, coloridas e decoradas, a música soava por todo o lado, as animações foram surgindo e o dia estava magnífico. Gostei muito, mesmo muito.

Conheci duas lojas de que gostei especialmente e que ainda não tinha descoberto, apesar de existirem há cerca de 3 anos: a "Laurels", uma loja de roupa feminina, e o café/restaurante "Pão Doce".
Ambas primam por características especiais: bom gosto na decoração e na escolha dos produtos, originalidade, variedade, simpatia e disponibilidade dos funcionários, ambiente familiar, preços acessíveis, boa qualidade de produtos...
Nas duas, senti-me muito bem e sei que ambas serão motivo para voltar à baixa, sem precisar de feiras ou outros eventos especiais.

  

 

Comentários

Booking.com