SÍLABO: UMA PARCEIRA QUE EDITA CONHECIMENTOS

As Edições Sílabo, fundadas em 1979, têm um espaço muito próprio e específico no mundo editorial português.
A sua missão é editar informações, dando ao leitor a possibilidade de conhecer melhor o mundo em que vive, fazendo-o na nossa língua e sendo um veículo de valores aliados aos conhecimentos.
Do seu catálogo, de fácil consulta online, fazem parte diversos livros, agrupados por áreas do saber, abrangendo interesses de várias áreas, muito bem organizados.

De todos, destaco hoje alguns que me interessam muito e que gostaria bastante de ler, pois seriam uma importante forma de crescimento pessoal e profissional. Conheci-os através desta nova parceria com as Edições Sílabo e sei que serei uma cidadã, mãe e professora muito mais informada e consciente se tiver oportunidade de os ler.
Obrigada a esta editora pelo privilégio de dar a conhecer algumas das suas obras!


Título: "Liderança Positiva"
Autores: Armédio Rego e Miguel Pina e Cinha
Ano de Publicação: 2013 (3.ªedição)
Páginas: 208

Sinopse:
Os líderes devem ver-se ao espelho?
O que é o verdadeiro norte dos líderes?
Líderes loucos são positivos?
Como se lideram pessoas inteligentes?
O que é o carisma?
Como se comunica negatividade de forma positiva?
O perdão será uma força ou uma fragilidade?
Quais as forças mais relevantes de um líder em contexto global?
Como liderar em tempos de crise?
Estas e outras perguntas encontram respostas (simples, práticas e cientificamente fundamentadas) neste livro.


Título: "Crianças em Risco e Perigo: Contextos, Investigação e Intervenção" (4 volumes)
Autor: Vários
Ano de Publicação: entre 2011 e 2014
Páginas: 263 (em média)

Sinopse:
Este livro procura colmatar uma importante lacuna na divulgação de trabalhos de investigação na área da protecção de crianças e jovens em diversos sectores de intervenção social em Portugal. Neste sentido, os textos apresentados pretendem identificar e problematizar tanto o estado da arte como apresentar soluções técnicas nos planos legal, familiar e institucional, dando-se ainda destaque ao desenho de programas de intervenção.
No seu conjunto, os textos incluídos neste livro podem interessar a estudantes de Licenciatura e de Pós-graduação, a profissionais investidos num percurso de aprendizagem ao longo da vida, bem como a todos aqueles que procuram conhecer abordagens novas na área da avaliação e intervenção no domínio da protecção de crianças e jovens em risco, e respectivos contextos de desenvolvimento (família, instituições e comunidade).
Com esta obra pretende-se, assim, promover padrões de qualidade e valores de boas práticas de intervenção institucional e comunitária na área de populações em risco, e proporcionar um contributo válido com aplicação em termos das políticas e práticas no âmbito dos serviços sociais em geral, e do sistema de protecção de crianças e jovens em particular.


Título: "Comunicar 2.0: A Arte de Bem Comunicar no Século XXI"
Autor: Filipe Carrera
Ano de Publicação: 2012
Páginas: 208

Sinopse:
Sabia que a sua posição social e o seu rendimento anual dependem da sua capacidade de comunicar? Sabia que o maior terror de qualquer ser humano é falar em público? Este livro dirige-se a todos os profissionais que querem melhorar as suas competências enquanto comunicadores, utilizando todos os meios à sua disposição na atualidade, superando barreiras culturais e programas mentais, alcançando os seus objetivos profissionais e pessoais num mundo globalizado. Ao longo desta obra são apresentadas as mais avançadas técnicas de apresentação em sala e também utilizando tecnologias como: telemóvel, audioconferência, Skype, videoconferência, plataformas colaborativas, rádio, televisão, correio eletrónico, redes sociais, etc. É dada particular atenção às ferramentas disponibilizadas pela Web 2.0; nesse âmbito poderá encontrar uma página no Facebook Comunicar 2.0, que funciona como um espaço de interatividade entre os leitores e o autor e de acesso a novos recursos em múltiplos formatos. 


Título: "A Arte de Viver"
Autor: Epicteto
Ano de Publicação: 2010 (2.ªedição)
Páginas: 80

Sinopse:
Epicteto dedicou a sua vida a ensinar um caminho simples para a felicidade, a realização pessoal e a tranquilidade de espírito. De inspiração estóica, a filosofia de Epicteto é essencialmente pedagógica, buscando a formação progressiva do homem, exemplificado no destinatário a quem dirige os seus preceitos. A sua filosofia é a filosofia do rigor, da austeridade e do desprendimento. Viver bem, segundo este filósofo, implica tão só saber viver. É precisamente para este saber viver que concorrem todas as lições coligidas nesta obra. Sendo uma fonte de acção-sabedoria que instila serenidade e nos ajuda a mover em direcção ao nosso mais elevado eu, este manual, ou livrinho para ter sempre à mão, é tão prestável na aurora do século XXI como o foi no século II.


Título: "Problemas de Saúde Mental em Crianças e Adolescentes: Identificar, Avaliar e Intervir"
Autor: Maria do Carmos Santos
Ano de Publicação: 2013
Páginas: 172

Sinopse:
De acordo com os estudos epidemiológicos, a prevalência de perturbações psiquiátricas na população infanto-juvenil é cerca de 20%. Os problemas de saúde mental são de menor gravidade, mas mais frequentes e também requerem intervenção.
-Como distinguir um problema de saúde mental em crianças ou jovens, de um quadro psiquiátrico?
- Como identificar quando uma criança é vítima de abuso emocional?
- Como suspeitar de um abuso sexual?
- Como ajudar uma criança com problemas de ansiedade?
- Qual o papel dos pais na rivalidade entre irmãos?
Este manual tem por objetivo contribuir para melhorar as competências dos profissionais de saúde, da educação e técnicos de saúde mental que lidam com crianças e adolescentes, na identificação, avaliação e intervenção em problemas de saúde mental. Baseado em conhecimentos científicos sólidos e na experiência clínica da autora, esta obra dá respostas a estas e outras questões ligadas aos problemas emocionais e do comportamento infanto-juvenis.

Comentários

  1. Olá Marisa,

    Este ano de 2015 espero ler mais livros de não ficção!
    Boas sugestões!

    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Booking.com