"O INCRÍVEL SR. ZOOTY"

Ontem li aos meus alunos um dos livros que a Editora Gatafunho me enviou de oferta: "O Incrível Sr. Zooty", de Emma Chichester Clark.

Estava com boas expetativas e, ainda sem conhecer a história, comecei por perguntar aos miúdos o que poderia ter o Zooty de tão especial para ser tratado por "sr." e por surgirem aquelas imagens da capa do livro. Eles aderiram muito bem e deram ideias muito imaginativas, o que aumentou ainda mais a minha curiosidade face à história. (Confesso que fiquei mesmo à espera de um mágico ou de um super-herói!)

No entanto, apesar deles terem gostado da história, eu fiquei um pouco desiludida com a narrativa. Achei-a "incompleta". Fiquei com a sensação que este livro estaria enquadrado numa coleção, da qual o Sr. Zooty seria a personagem principal. Mas não... A história tem um bom desenvolvimento, mas senti a falta de um "início" e de um "fim", que enquadrassem os acontecimentos principais e lhes dessem mais sentido e cor.

Gostei da personagem principal e das suas intenções, mas acho que merecia um cenário mais rico em pormenores (ainda que em poucas páginas e palavras), que a sua ação tivesse um destaque maior e fosse melhor encaixada nas necessidade e ações da família que o acolhe.
As ilustrações ajudam um pouco a dar brilho à história, mas não o suficiente para dar à personagem o impacto que poderia ter.

Penso que é uma boa história para ler a crianças entre os 3 e os 6 anos.

Comentários

Booking.com