ADVERSUS - UMA BOA DOSE DE POESIA

Na sexta-feira à noite fui assistir a um excelente espetáculo de poesia com o grupo "Andante Associação Artística", na companhia da minha mãe, mana e cunhada Maria, na Casa da Cultura, em Setúbal.
Já conhecia a qualidade artística do projeto "Andante", que nasceu em 1999 com o intuito de promover a leitura e que leva as palavras dos escritores a públicos de todas as idades, mas continuo a ficar surpreendida com a qualidade dos seus espetáculos.
Que maravilha que é conhecer poesia desta forma!!!!

O espetáculo chama-se "Adversus - Espectáculo Poético de Largo Espectro" e dura cerca de 50 minutos, ao longo dos quais ficamos a conhecer diversos poemas de poetas e estilos diferentes, encadeados de uma forma espetacular e organizados em temáticas, tendo como pano de fundo um "medicamento" que cura todos os nossos males.

 
Fotos retiradas do site do grupo Andante

Num fantástico espetáculo de cultura e animação, durante o qual rimos, chorámos e nos encantámos, ouvimos poemas de Almada Negreiros, Álvaro Magalhães, António Botto, Camilo Pessanha, Cecília Meireles, David Mourão-Ferreira, Luís Vaz de Camões, Pablo Neruda (entre outros).

O texto da peça, que enquadra todos os poemas e nos dá bastantes razões para ler poesia, está muito bem conseguido e escrito com muita criatividade e humor.

Os sons, efeitos de luz, músicas e acessórios estão também muito bem escolhidos e complementam a interpretação de Cristina Paiva, que é fantástica. Esta atriz não só declama poesia de forma arrepiante, como canta, dramatiza e joga com sons e movimentos de uma forma incrível, dando força e poder às palavras dos poetas e prendendo-nos do princípio ao fim do espetáculo.

Gostei mesmo muito e só posso pedir que sigam de perto este grupo e que tenham a ousadia de aceitar o desafio de assistir a este espetáculo, pois sei que vão adorar!

Comentários

Booking.com