UM NOVO GRUPO

Este ano tenho um novo grupo no trabalho: 26 crianças lindas de 5/6 anos a iniciar as aprendizagens de 1ºCiclo. Tenho uma turma de 1.ºano que comigo vai aprender a ler e dar os primeiros grandes passos na Matemática e sinto-me muito entusiasmada. (Mas também muito, muito cansada!!!)

Esta é a minha quarta turma de 1.ºano desde que comecei a trabalhar, em 1999, e é sempre com muita motivação e carinho que abraço esta tarefa, pois adoro esta idade e o prazer que é vê-los crescer diariamente em aprendizagens. O 1.º é o ano das descobertas e da autonomia, das letras e dos números e sempre que recebo um novo grupo fico a achar que tenho mais uma oportunidade de fazer mais e melhor.

Confesso que estou um pouco emotiva em relação a este iniciar. É a primeira vez que tenho alunos mais novos do que os meus filhos e começo a sentir saudade do tempo em que eles eram mais pequenos, das suas gracinhas e daquela pureza e ingenuidade da infância. Há uma magia especial nas crianças quando têm 6 anos... há uma afetividade inocente e pura, há uma irreverência a emergir, há uma capacidade enorme de acreditar, de querer, que poder, de sonhar... há uma relação única que se constrói dia a dia, hora a hora, recheada de pequenos avanços e alguns recuos, aberta à imaginação e à felicidade. Há ainda uma revitalidade que se sente no ar e nos enche a cada respirar.

Sinto que este vai ser um grupo especial e acredito que nos vamos dar muito bem e que o nosso caminho vai ser mais risos do que de choros, mais de vitórias e celebrações do que de ralhetes e impaciências.

E, porque a motivação do professor faz toda a diferença, porque o envolvimento emocional entre todos (crianças, família e escola)  é o combustível que nos permite andar sempre em frente, porque é preciso acreditar num futuro melhor, acho que vão ser quatro anos muito bons (Assim permita o sr. ministro!!!) e que tenho comigo crianças que vão marcar a diferença.

Mas entretanto ando TÃO cansada... é que 26 crianças assim pequenas e pouco autónomas numa sala de aulas durante cinco  horas diárias é obra de maratona!!!

Porque a escola é isto e muito mais...

Comentários

Booking.com