COISAS (PARVAS) QUE SE APRENDEM NO 2.º CICLO 01-03

Com a entrada do meu filho mais velho no 2.º Ciclo, tenho vivido situações muito novas (e estranhas) para mim.
Habituada a estar e a conviver bastante com crianças até ao 4.ºano, profissional e pessoalmente, deparei-me com muitas novidades, não me sentindo (tão) preparada para as mesmas.

O meu rapaz é muito de contar maluquices que vê fazer e ri às gargalhadas com os disparates que os mais velhos fazem. Acho que anda a tirar um curso intensivo de parvoeiras que, se por um lado serve bem para a sua integração na nova escola deixando-me mais feliz, por outro despertam a necessidade de ter conversas mais "sérias" lá em casa. Até ao momento tem resultado com a estratégia de rir com ele das avarias dos "outros" e depois passar-lhe a bola para iniciar a conversa sobre segurança e as consequências.

Mas não foi para todo este sermão que aqui vim escrever. Foi mesmo para contar algumas dessas maluquices feitas pelos adolescentes da escola do meu filho e "preparar-vos" para elas, pois de certeza que acontecem um pouco por todas as escolas...

COISA (PARVA) 01:
- À porta do ginásio, uns alunos do 7.ºano vieram pedir a um colega do meu filho (5.ºano) um desodorizante (em spray). Queriam mostrar-lhes uma "magia": acenderam um isqueiro e borrifaram a chama com o spray. Resultado: uma grande chama e as imensas gargalhadas dos pequenos.

COISA (PARVA) 02:
- A mesa de matraquilhos na escola funciona a moedas de 0,50€. A malta pequena gosta de jogar e até gasta algumas moedas. O meu gosta imenso de jogar e até troca dinheiro de propósito. Mas nas últimas semanas não o tem feito. Porquê? Os colegas de 8.ºano já lhes ensinaram a prender a moeda de determinada forma que não cai mas faz as bolas cair. Resultado: o grupinho de 5.ºano já sabe como, com 2 moedas, jogar o tempo todo de um intervalo.

COISA (PARVA) 03:
- Uns colegas da turma dele encontraram um preservativo na escola. Resultado: um deles, mais afoito, resolveu fazer um balão, enchendo o preservativo e andando a fingir que era uma tromba de elefante.

Bem, estas coisas (parvas) já levaram a conversas bem interessantes lá em casa sobre sexualidade, gestão do dinheiro e segurança. Aproveita-se... que proibir, na adolescência, tem de ser com jeitinho.

Comentários

Enviar um comentário

Booking.com