2 DIAS COM OS MEUS (OUTROS) PEQUENOS

Esta semana tem sido demasiado cheia e absorvente...
Depois de um último dia de aulas a sério e de um feriado de organização e compras, estive 2 dias inteiros com os meus alunos, que são finalista de 4.ºano e, na maioria, estão comigo desde o 1ºano.
É a primeira vez que consigo seguir um grupo durante toda a sua escolaridade de 1.ºCiclo e estes 4 anos de convivência tinham de ser comemorados de forma inesquecível. Não houve hipótese de irmos para mais longe e para um campo de férias organizado, mas a vontade de estarmos juntos foi superior e tivemos muitas horas de boa disposição, companheirismo e ternura.

Começámos na escola, às 8h30 do dia 11 (quarta-feira), local onde deixámos as bagagens e partimos rumo à descoberta da Moita, seguindo um grupo de pistas e realizando tarefas. Um grupo seguiu comigo e outro com a nossa Rosa, auxiliar companheira e amiga dos miúdos, que embarcou connosco nesta grande avenura.

Depois lanchámos num jardim e vimos pontuações, acabando os dois grupos empatados.


Seguimos em direção à Biblioteca Municipal, onde fomos muito bem recebidos. Aproveitámos o tempo para jogos de tabuleiro, leituras individuais, leituras partilhadas, conversas a baixa voz... todos se comportaram como gente crescida!!! No final, fizemos a lista de almoços para o dia seguinte, ficando a malta entusiasmada ao saber que iria almoçar MacDonald's.


O almoço foi no Parque Municipal.
Em forma de piquenique, estivemos todos juntos em conversas e risadas. Partilhámos a refeição e provámos os petiscos que cada um trouxe.
De barriga cheia, mantivemo-nos por ali, aproveitando as sombras. Jogámos ao disco, saltámos à corda, brincámos no parque infantil, dormitámos, fizemos sessões fotográficas, partilhámos miminhos e conversas divertidas, corremos e jogámos à bola... e tantas outras pequenas satisfações...


Recebemos um convite dos professores das Atividades de Enriquecimento Curricular e fomos à escola participar num jogo de equipa. Mas antes, ao lá chegarmos, estivemos juntos a lanchar, com direito a refeição inteiramente preparada por alguns rapazes.
E enquanto o jogo decorria, algumas meninas prepararam o local do acantonamento e do cinema: retirámos mesas e cadeiras de uma das salas e preparámos os espaços.


Jogo terminado, é tempo de filme e pipocas!!!
(A excitação era tanta que a conentração no filme quase não existia, apesar das pipocas terminarem em menos de nada!!)

No fim do filme e antes do jogo de futebol, tempo de varrer a sala (assim é que é!!!) e, de surpresa, uma banhoca de mangueira... Acho que estavam mesmo a precisar, não por estarem muito sujos, mas porque o calor àquela hora ainda era mais do que muito!!!

Jogando futebol e secando o corpo, foi tempo de uma equipa de trabalho preparar a sala para a discoteca e de outra começar a preparar o refeitório para o jantar. E tudo foi correndo bem, com a visita das andorinhas que construiram uma urbanização ali perto e decidiram vir visitar-nos (na esperança de carregar o jantar para os filhotes!!).


As meninas, muito aplicadas, fizeram uma maravilhosa salada com tomate, alface e cenoura ralada, prepararam as mesas e começaram a "empratar" assim que a mãe da Ana Rita chegou com o jantar! Franguinho assado na churrasqueira, panela de arroz caseira feita pela mãe e batatas fritas de pacote. Paea beber, sumos 100%, como combinado em sala de aula!!! E peras para sobremesa!
Uma delas fez as honras e chamou a malta toda para a mesa, não sem antes lhes dizer para lavar as mãos. Que jantar animado, que alegria e emoção (e uma grande barulheira!!!).
A escola estava por nossa conta e a magia de lá estar à noite nunca iremos esquecer.


Alguns rapazes ficaram encarregues da cozinha: levantar a mesa, lavar a loiça, limpar as mesas, varrer o chão... tudo ficou tratadinho!!!!


Depois de alguns momentos de som e de brincadeira, veio a hora de vestir os pijamas e de preparar as camas. Mantas, colchões, sacos-cama... todos tiveram espaço e todos ficaram juntinhos...
Mais conversa, jogos de cartas e eletrónicos, risadas, maluqueiras, lanches noturnos e, a muito custo, com muitos "xiu's!!!!!", lá foram acalmando e deixando-se render pelo sono. Silêncio total deve ter havido apenas entre as 2h30 e as 5h30... uns dormiram mais, outros menos, uns a uma hora e outros a outra, mas tinham de partilhar ao máximo a aventura. E eu de dar um pouco mais de atenção aos que, pela primeira vez, dormiam fora de casa!

Estava eu com receio que não acordassem a tempo de preparar a sala para os afilhados, que entravam às 8h, mas às 7h já tudo estava a arrumar e a vestir-se e às 7h30 a sala estava impecável e limpa!
E a malta, de barriga a dar horas, esperou pelo pequeno-almoço, preparado por outra equipa... cereais e leite!
Dois rapazotes valentes foram ao pão fresquinho na padaria perto da escola para outro grupo preparar os lanches: iogurte e maçã para meio da manhã e pão e pacote de leite para o lanche da tarde.


E de malinhas preparadas para mais uma aventura, fomos a pé até à Praia Fluvial do Rosário, parando no Gaio para o primeiro lanche e brincadeiras no parque!
No "Rosarinho" foi brincar na areia até à hora do almoço e, como a maré estava baixa e não dava para mergulhos, foram tomando banhocas de água doce nos chuveiros da praia.


Depois, como combinado, chegou o almoço pelas mãos dos pais da Joana. Grandes sacos do MacDonald's foram recebidos com honras e contentamento e posso dizer que a malta estava mesmo cheia de fome!!!
Sobremesa: geladinhos oferecidos pelos pais do Pedro, que levaram os grupos ao café da praia e deixaram cada um escolher o que queria.

A digestão foi feita à sombra, na relva, mas a muito custo, que de minuto a minuto tive de dizer quanto tempo faltava para irmos a banhos... já de maré cheia e água limpa!
E fomos... todos!!!
Que alegria brincar com eles na água! Que bom sentir-me de novo criança e poder aproveitar aquele tempo com a minha equipa! Que viva me senti, que emocionante!! (E nem deram pela lágrimas que se juntaram à água!!). Brincámos muito e bem, juntos, alegres, em paz.


E quando regressámos à escola, para buscar as bagagens e regressar a casa (com a ajuda dos pais do Lourenço, do Ângelo, do Pedro e da Daniela), o cansaço era notório, mas a felicidade também!!!
Foi o culminar de um ano inteiro a preparar o final... tudo foi pago pelas iniciativas organizadas, que a contribuição dos pais não chegou a ser necessária e vai ser devolvida na totalidade. O trabalho de equipa foi sempre o mote e terminou com aqueles dois dias em cheio...
Eram 18h do dia 12, quinta-feira...

Obrigada a todos por tudo!!!
Não me esquecerei nunca destes 2 dias...

Comentários

  1. Por tudo e por tudo mesmo ,acho que estes pequenos vão ter que contar quando forem tambem eles país e ficarem de coração apertado quando o papel se inverter
    Uma recordação unica

    ResponderEliminar
  2. De certo nunca esquecerão esta noite, ficará para sempre guardada nos seus corações.

    ResponderEliminar
  3. Dou-lhe os sinceros parabéns pela dedicação que tem por aquilo que faz por estas crianças, as "nossas" crianças. Infelizmente, nos dias de hoje, há quem não valorize o trabalho de um professor. Parabéns, pelo que li, é notório que têm paixão pelo que faz. Um bem haja

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Booking.com