AULAS APÓS AS PROVAS FINAIS?

Há uma semana que me pergunto o que ando na escola a fazer (desde que os meus alunos fizeram as Provas Finais de 4.ºano).
Não é que não tenha ainda manuais por terminar, matéria de Estudo do Meio para trabalhar e de outras áreas para continuar a consolidar, textos para passar no computador e encadernar, ideias de atividades divertidas a fazer, ensaios para a festa, preparação da viagem de finalistas, fichas de avaliação para concluir... Não é que não haja o que fazer! Pelo contrário!!!

O que acontece é que já não os tenho na sala...
Os seus corpos estão lá a marcar presença, as suas vozes continuam a encher a sala ao longo de todo o dia, mas as cabeças, essas que faziam falta, já não estão comigo, já não ouvem, não estudam, não pensam... já só se dizem tontices e se dão respostas imediatas, que não exijam concentração.
E isto deixa-me ansiosa e triste...

Sei que estão cansado, que eu também estou, mas custa-me ver muitos deles a mostrar um rendimento muito mais baixo do que o habitual e irrita-me ver erros que há meses não davam a surgir de novo nestas últimas fichas de avaliação...
Acho que se sentem já de férias e o esforço para continuar de pé é muito elevado...
Não estudam, esquecem-se de papéis, trocam informações simples... mostram um rentimento muito àquem do normal... e a injustiça é que tenho de avaliá-los com base no que fizeram em pouco mais de 20 dias letivos e só queria que estes servissem para os recuperar e não para os perder.

Resta-me agarrar-me à ideia de que a avaliação é contínua e que os dois primeiros períodos foram mais de 70% do ano letivo...
Mas é que hoje tinha de desabafar porque só me apetece "puxar orelhas" de se deixarem adormecer e não continuarem a mostrar o seu real valor!!!

Comentários

  1. A prova na qual tinham que dar o maximo já passou por isso esse relaxamento todo,mas a Marisa
    foi ao longo destes 4 anos uma amiga ,professora e uma 2ºmãe por isso não se preocupe porque o seu trabalho foi muito bem feito,agradeço muito por tudo

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Booking.com