"VASTO MAR DE SARGAÇOS"

Hoje terminei a leitura da obra "Vasto Mar de Sargaços", de Jean Rhys.
Este livro conta a história de Antoinette, uma herdeira criola que vive em Jamaica e que casa com um jovem inglês que por ela se apaixonara perdidamente.
A história começa por nos apresentar os primeiros anos de vida desta mulher e a forma como a sua infância e juventude fica marcada por diversos infornútios familiares, na voz da própria Antoinette.
Após o casamento com Edward, por quem se deixa também fascinar, um conjunto de mudanças ocorrem na sua vida, as quais, aliadas ao passado traumático e ao progressivo desprezo por parte do marido, a levam à loucura.
Para escrever este livro em 1966 , a escritora baseou-se no livro "Jane Eyre", de Charlotte Bronte, pretendendo apresentar Antoinette como sendo a primeira mulher da personagem masculina principal, conhecida como a "louca do sótão".

Confesso que a minha opinião acerca deste livro é um pouco complicada de explicar.
Se, por um lado, fiquei fascinada com a primeira parte do mesmo, onde Antoinette nos conta as suas experiências de vida, apresentando personagens que aparecerão ao longo do livro e envolvendo-nos no enredo, a segunda parte, já contada por Edward, necessitou de muito maior concentração da minha parte para conseguir acompanhar a relação dos dois.

Penso que a doença e os sentimentos de Antoinette poderiam ter sido mais explorados e claros na segunda parte, uma vez que nos prendemos à personagem logo no início da história, facilitando a compreensão dos acontecimentos que ocorreram após o casamento.

Descobri que este livro foi adaptado ao cinema em 1993 e, mais tarde, novamente em 2006, numa versão mundialmente conhecida. Fiquei com vontade de ver o filme, na esperança de, ao contrário do que é costume acontecer comigo, ficar a gostar mais da história.
E assim, consegui também, sem ser de propósito, colocar mais uma estrelinha no meu loto literário de 2014:


Deixo os traillers das duas versões:



Comentários

  1. Também li esse livro há pouquíssimo tempo (opinião em https://thefondreader.wordpress.com/2014/03/13/livro-vasto-mar-de-sargacos-de-jean-rhys/) , mas não gostei lá muito!!! talvez por isso nem me tenha apercebido que há um filme baseado nesse livro... deve ser lindo, deve :P

    ResponderEliminar
  2. Eu li primeiro a Jane Eyre e depois este. Assim faz mais sentido porque conhecemos uma outra face da Antonia :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Booking.com